Image Map

quarta-feira, 17 de junho de 2015

ESCOLA DE ÁRBITROS DE FUTEBOL DE ALAGOAS, SONHO OU PESADELO?

A Federação Alagoana de Futebol (FAF), através da Resolução da Presidência Nº 01/2013 (Publicada em 10 de Maio de 2013, criou a ESAAF (Escola Alagoana de Árbitro de Futebol) e nomeou os dirigentes responsáveis por administrar a escola. VER RESOLUÇÃO)

No mês de junho do mesmo ano a ESAAF abriu inscrição para o seu primeiro Curso de Formação de Árbitros (VER MATÉRIA). Aproximadamente 33 árbitro se inscreveram ao custo de uma mensalidade de R$ 170,00.

No decorrer do Curso, ainda em 2013, a ESSAF “perdeu” o seu Coordenador Pedagógico (Charles Hebert) e o Financeiro (George Feitoza). Ambos destituídos de forma arbitrária e inexplicável pelo Diretor-Geral (Hércules Martins). Arbitrária porque ambos foram nomeados pelo Presidente da FAF, mas foram excluídos por um subordinado sem o seu conhecimento e inexplicável porque. O “motivo” para a destituição era que os dois (Charles e Feitoza) se dedicariam ao Campeonato Alagoano. Charles participou do Campeonato normalmente, mas o George Feitoza, como todos nós sabemos, além de não participar também foi excluído do Quadro de Árbitros.


Mesmo sem os dois Coordenadores a ESAAF seguiu com o seu primeiro Curso que começou em junho de 2013 e deveria terminar 10 meses depois (2014).

Mas até hoje, junho de 2015 alguns alunos (seis) ainda continuam fazendo provas e “estágios obrigatórios”. O detalhe é que em novembro de 2014 a ESAAF realizou a formatura e entregou o certificado de 20 novos árbitros. Mas porque esses outros seis não se formaram? E destes seis tem um caso que daria uma novela, mas essa história contaremos em uma outra oportunidade.
 |
O NM explica para você meu caro leitor. 

ESAAF não dispõe de um Regulamento ou Regimento Escolar onde diga quais são as obrigações, deveres e principalmente os direitos dos seus respectivos alunos. Isso mesmo! Como funciona? De acordo com as conveniências da própria Escola ou do seu Diretor-Geral.  E foi exatamente por esta falta de clareza que alguns alunos não se formaram e nem a ESSAF os reprovou. Alguns ameaçaram entrar na justiça contra a FAF e com certeza ganhariam fácil. Com medo da repercussão a ESAAF não os reprovam, mas vem empurrando os alunos com a barriga e o Curso de 2013 está se estendendo até outubro de 2015. Até outubro de 2015? Sim. A nova decisão da ESAAF para esses alunos é que eles devem fazer um “estágio obrigatório” que consiste em participarem de um Campeonato que se inicia agora dia 20 de junho e vai até o dia 03 de outubro. São 43 jogos no total, todos aos sábados de 07:00 às 10:30 horas da manhã, na “Vila Olímpica” no Conjunto Graciliano Ramos, além disso, que estes mesmos alunos frequentem (Obrigatório) duas semanas de Curso na FAF.
O tal Curso Complementar que foi criado para legalizar os árbitros indicados irregularmente pela CEAF/AL para o Quadro da CBF. Lembrando que o “estágio obrigatório” não é remunerado e todas as despesas são de responsabilidades dos sobreviventes alunos) do Curso de 2013. 

Querem uma boa notícia? A CEAF/AL e a ESSAF já pensam em um novo Curso de Árbitros para se iniciar em 2015. Quando termina? Esta pergunta é muito difícil de responder.

NM o único que mostra a verdadeira realidade da arbitragem alagoana.

APOIO:

Um comentário: