Image Map

domingo, 26 de abril de 2015

ASA PEDIU ARBITRAGEM DE FORA PARA PARTIDA DE QUARTA. ISSO É LEGAL?

A Federação Alagoana de Futebol informa que a direção executiva do ASA solicitou, hoje, após a partida no Estádio Rei Pelé, arbitragem de outro Estado para o jogo de volta contra o CRB, nesta quarta-feira, 29, válida pela semifinal do Campeonato Alagoano 2015. O sorteio acontecerá às 14h30 na sala da Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF/AL). O jogo entre ASA X CRB vai ser disputado no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca a partir das 22h.

Acabei de receber este e-mail da Assessoria de Imprensa da FAF nos informando que o ASA solicitou arbitragem de fora, e logo me veio a pergunta:

Isso é um processo legal?


No Artigo 29º do Regulamento do Alagoano diz que o prazo é de 72h, neste caso a Federação teria acatado uma possível solicitação da direção do ASA via e-mail neste inicio da noite deste domingo(26), o que já seria um absurdo levando em conta que o expediente da FAF só retornará nesta segunda-feira(27) ás 13h.

Mas esse nem é o motivo principal da minha indagação, pois já vimos tanto a nossa Federação burlar os  seus documentos e regulamentos para beneficiar A ou B que nem seria uma coisa de outro mundo receber um pedido via internet, mas sim o fato de está infringindo a Lei mais uma vez.
A lei que cito é o Estatuto do Torcedor que em seu Artigo 5º parágrafo V diz:
Art. 5o São asseguradas ao torcedor a publicidade e transparência na organização das competições administradas pelas entidades de administração do desporto, bem como pelas ligas de que trata o art. 20 da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998.
§ 1o As entidades de que trata o caput farão publicar na internet, em sítio da entidade responsável pela organização do evento: (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).
V - a escalação dos árbitros imediatamente após sua definição; e (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).
A ATA de sorteio divulgada no site da FAF

Isso significa que se a Lei diz que o administrador do evento tem que divulgar após definição é lógico que não se pode mudar, a não ser que algo excepcional aconteça.

Tudo isso se motivou por causa da atuação do Árbitro Francisco Carlos do Nascimento na partida deste domingo onde a Diretoria do ASA alega ter sido prejudicado pelo "Apitador".
Vejam o que disse o Presidente Bruno Euclides (foto)ao Globo Esporte.com:
Bruno Euclides, presidente do ASA (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)
- Eu acho que, pelo que foi jogado dentro das quatro linhas, a gente viu nove jogadores jogarem muito mais que dez. Não fosse a arbitragem, eu acredito que o resultado poderia ter sido diferente. Infelizmente, com 10 minutos de jogo o Chicão amarelou a nossa dupla de volantes, depois expulsou o Cal injustamente, e isso comprometeu totalmente o resultado da partida - comentou.

Ele foi enfático e garantiu que, enquanto estiver à frente do clube, Francisco Carlos do Nascimento não apita mais jogos do Fantasma.  

 - A gente deu um voto de confiança e mais uma vez foi isso que aconteceu. Mais uma vez o Chicão prejudica o ASA. Enquanto estivermos à frente do clube, o árbitro Francisco Carlos do Nascimento não apita mais jogos da gente - assegurou.

E finalizou dizendo e lembrando o que aconteceu ontem em Coruripe onde também segundo a Diretoria do Hulk, o Árbitro José Reinaldo Figueiredo também teria sido tendencioso a favor do CSA, prejudicando o atual campeão Alagoano, expulsando dois atletas e amarelando mais dois que estavam pendurados, sem contar que teria deixado de marcar um penal claro a favor do time da casa, lá foi uma zorra só, teve até Presidente de honra da equipe dando declarações pesadas nas rádios de Maceió, chamando o árbitro de Palhaço e Ladrão, dizendo também que a Federação estaria armando uma final entre o CRB e o CSA, o ex-Dirigente chegou inclusive a afirmar que tiraria o time do Campeonato. Vejam o que disse o Presidente do ASA finalizando a entrevista.

- É um fato lamentável o que ocorreu no jogo de hoje. Aconteceu no jogo de ontem também [Coruripe e CSA], e a Federação Alagoana de Futebol precisa tomar uma atitude. Se a federação quiser manter a lisura e a moral desse campeonato, tem que trazer arbitragem de fora. E o ASA já está solicitando. Infelizmente, vamos ter que fazer das tripas coração, comprometendo de alguma forma as nossas despesas - finalizou.Citando o outro confronto da fase semifinal do estadual - entre Coruripe e CSA -, Euclides disse que a Federação Alagoana de Futebol precisa tomar providências quanto ao trabalho dos árbitros, e adiantou que o ASA vai solicitar arbitragem Fifa para o segundo jogo da semifinal, na próxima quarta-feira, às 22h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca.
Francisco Carlos do Nascimento e José Reinaldo Figueiredo, são os dois árbitros acusados de terem prejudicados as equipes do Coruripe e ASA nestas semifinais, como disseram os Dirigentes.

O que me deixa receoso disso tudo é que agora qualquer torcedor comum poderá entrar na justiça e paralisar a competição, pois a arbitragem já foi definida e divulgada no site da Federação Alagoana de Futebol, o que dá o Direito liquido e certo para quem o quiser reivindicar. 
E o pior de tudo isso é que a CEAF-AL ainda irá sortear na tarde desta segunda-feira(27), como disse o e-mail enviado pela Assessoria de Imprensa da FAF. Colocando uma pá de cal na arbitragem alagoana. É o Fim.
Eu pergunto: Quando isso irá parar no nosso futebol?
APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário