Image Map

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A GESTÃO PÚBLICA DO ESPORTE SENDO DISCUTIDA COM OS SEGMENTOS E SOCIEDADE EM GERAL

Foi isso que a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, que tem como Secretária a jovem Cláudia Petuba realizou na manhã desta sexta-feira(23) no auditório do estádio Rei Pelé com vários segmentos do desporto Alagoano, dando um grande passo para solucionar ou amenizar o caos instalado no segmento nos últimos anos.
Contando com a participação de várias Federações e com a sociedade em geral, Cláudia e sua equipe demonstraram com esta ação um poder muito grande de modernização de gestão, agrupando todos para o engrandecimento do Esporte em Alagoas.

Precisamos acabar com aquele pensamento que o poder público serve apenas para o fornecimento de recursos financeiros em eventos esportivos, como muitos pensam e utilizaram a máquina governamental por anos em beneficio próprio. Temos que começar a trata-lo como parceiro na captação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável onde o bem maior das ações é a inclusão social e o desenvolvimento humano dos indivíduos, só assim poderemos construir um mundo mais justo e igualitário. Foi basicamente o que entendi na mensagem da nova Secretária de Esporte de Alagoas.

Quem foi ao encontro pensando que sairia de lá com várias propostas e  promessas, viu um discurso de unificação dos interesses em prol da melhor condição de vida das nossas crianças, jovens, adultos e idosos através do Esporte e um pedido de ajuda voluntária para modificar esta realidade que ai se encontra.

Em suas primeiras palavras a Secretária solicitou que quatro ações muito importantes fossem atendidas pelos participantes da reunião nestes primeiros dias de gestão 
O primeiro: Que ajudassem a reativar o Conselho Regional de Esportes adormecido desde 2006 para discutir as ações públicas do Esporte com todos os segmentos, no intuito de dividir as responsabilidades com a secretaria e as demandas do mundo do Esporte. 
O segundo plano tem a ver com o pedido do Governador Renan Filho, que no prazo de 100 dias sejam executados projetos através de dez secretarias nas bases comunitárias dos bairros considerados com altos níveis críticos sociais, principalmente em segurança pública(Vergel, Osman Loureiro, Carminha, Jacintinho, Santa Helena e Selma Bandeira) que em breve passarão de seis para dezoito bairros assistidos. Para isso, a nova gestão precisa programar também o futuro e com isso solicitou que no máximo em 15 dias fossem elaborados projetos e entregues a sua equipe para o planejamento da Secretaria. 
Como terceira sugestão, pediu que fosse apresentado o mais breve possível todos os calendários das modalidades esportivas federadas de Alagoas, para que a a participação e parceria da secretaria fossem mais efetivas e atuante em todas as modalidades. 

E por fim, a quarta solicitação, frisou que apesar de estarmos na Capital gostaria de também expandir todas as ações da sua pasta para o interior do Estado com uma base de sugestões para que sua equipe possa reunir todos os gestores do segmento esportivo municipais em uma reunião, que provavelmente será marcada em fevereiro para trabalhar conjuntamente com as Prefeituras na melhoria do Esporte, revelando atletas, melhorando o aparelhamento esportivo das cidades, aprimorar a capacitação de profissionais com várias atividades sociais de lazer e Esportes para a sociedade interiorana em geral. 

A nova Secretária e sua equipe precisam na verdade da parceria de todos, para que possam mapear e alavancar as ações públicas de Esporte e Lazer no nosso Estado, com isso, precisa urgentemente que as instituições(Federações, Associações...) atualizem seu cadastro junto a Secretaria para ajudar nessa "movimentação". Palavra essa, que apresenta-se como meta pontual desta nova geração de gestores.

Em seguida vários segmentos do Esporte, entidades de classes e etc, fizeram suas explanações e externaram o seu apoio inicial para com os pensamentos apresentados. 

Secretário de Esporte e Lazer de Maceió, Antônio Moura.
Importante também de registrar no encontro de hoje a presença da Secretaria de Esportes e Lazer do Município de Maceió(SEMEL), através da participação do Secretário Antônio Moura. Isso mostra o poder de aglutinação desta nova gestão, e que o partidarismo e as questões pessoais não irão atrapalhar os planos desta parceria em favor do Esporte.

Vimos mais uma vez que se nos unirmos em um só pensamento e trabalharmos juntos em busca do mesmo objetivo conseguiremos sem dúvidas modificar muita coisa.

Estaremos sempre a disposição do Esporte e mais ainda quando ele mexe com a inclusão social. O Notícia na Mira sempre foi parceiro das grandes idéias, e muito mais agora por acreditar neste novo modelo de gestão, nós não poderíamos ficar de fora de um momento como este.
Esporte de Alagoas, pode contar conosco.

APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário