Image Map

terça-feira, 25 de novembro de 2014

PARTE II : A MORAL, A DECÊNCIA E A DEMOCRACIA DA ARBITRAGEM ALAGOANA ESTÃO POR UM FIO

Assistente Lennon M. Farias está tentando  voltar para a CBF

Novamente estamos aqui para contar algumas coisas que acontecem nos bastidores da arbitragem alagoana que ninguém expõe. O assunto em pauta desta vez refere-se as vagas que a Comissão Estadual tem direito no quadro feminino e masculino do quadro da CBF.  

Segundo nossa fonte, cinco dos oito árbitros que estão na relação do teste físico seletivo que acontecerá na cidade de Recife nesta quarta-feira(26) estão pleiteando dispensas junto a CEAF-AL, os mesmos deram entrada em dois ofícios na última sexta-feira (22) na Comissão. 
Na foto: Raquel, Júlio César e Brígida Cirilo
São eles: Júlio César Farias (Árbitro Central) Aldrin Freire (Assistente) Raquel Barbosa, Brigida Cirilo e Ana Paula (Assistentes).

O pedido individual para anistiar a não ida da árbitra assistente CBF Raquel Barbosa feito com pedidos "Superiores", alega que a mesma teria o direito de não fazer a avaliação por já ter realizado o teste físico com êxito este ano (Março de 2014) com índice masculino, neste mesmo complexo poliesportivo onde será realizado este novo teste. (Na ocasião o  NM acompanhou a avaliação, confira a matéria clicando aqui ).

O outro documento foi solicitado pelos quatro outros membros no intuito também de não ir ao Recife fazer o teste, alegando que realizaram o teste físico referente ao Campeonato Alagoano da Segunda Divisão em Setembro deste ano e portanto devem esta fora por causa dos 90 dias entre um e outro como preconiza a C.A.CBF. 
( O NM também esteve neste evento, confira a matéria completa  clicando aqui )

Lembrando que este período de 90 dias entre um teste e outro servem apenas para a manutenção da avaliação física anteriormente realizada, e não para validar processos seletivos, e esse em Pernambuco é especifico para a entrada no quadro Nacional, um TESTE DE SELEÇÃO, portanto todos devem fazer. Ou querem entrar na CBF sem serem avaliados fisicamente? E ainda mais com teste físico realizado em uma pista inabilitada pela CBF, a chamada pista cavalar.

Maria de Fátima Mendonça
Mas como tudo na vida tem um porque, o nosso informante destrinchou a tal manobra alegando que a intenção destes pedidos seria prejudicar de uma certa forma a árbitra assistente Maria de Fátima Mendonça, que já pertence ao quadro da CBF. Fátima pertence a atual gestão do Sindicato, uma forma clara de retaliação, sem contar que tiraria total responsabilidade da Comissão sobre o resultado e deixaria apenas uma vaga para três concorrentes disputarem, e o mais engraçado, uma fazendo, e as outras três sem fazer o teste, será que há justiça e tratamento igual nesta comissão? 

Caso a mesma não consiga êxito, a CEAF-AL indicaria na próxima RENAF a assistente que já pertence ao quadro e pediu dispensa, Raquel Barbosa, e uma das duas que também não foram ao Recife por alegarem que possuem direito adquiridos, que neste caso específico estão concorrendo diretamente pela outra vaga, Brigida Cirilo e Ana Paula.

Com este tal teste imposto pela CEAF-AL nesta quarta-feira  na Capital pernambucana para apenas estas oito pessoas, sendo quatro meninas brigando por duas vagas, o suposto alvo da manobra colocaria sua vaga em disputa, a ausente não, e as outras duas esperariam o chefe decidir sua indicação sabe-se lá usando qual critério.  Aproveito para criticar as novas normas da CBF para composição do quadro em 2015, que agora não utilizam mais os testes físicos para inclusão no quadro, e sim apenas para manutenção, ou seja, dando mais poderes as CEAFs locais de tomarem atitudes arbitrarias como esta. A famosa transferência de responsabilidades.

O mais engraçado de tudo isso é que são cinco árbitros da nova geração, deveriam dar exemplo de dedicação e profissionalismo e não estarem se escondendo atrás de pedidos escusos para não fazerem a avaliação. Quais os louros de vitória estes jovens terão em entrar num quadro da CBF sem fazer um Teste? O que eles temem? 
A Comissão vendo a possibilidade de beneficiar árbitros que pertencem ao seu "grupo" recebe documentos como esses. Devia pelo menos ter a ombridade de obriga-los a lutarem na pista e não acoitar estes pedidos.

Denis Ribeiro e Ana Paula
(foto: Gláuber V.)
Os árbitros que não pediram dispensas são o Central, Denis Ribeiro Serafim, o Assistente, Lennon McCartney Farias, que neste caso estaria tentando voltar ao quadro nacional, já que foi retirado pela Comissão na RENAF de 2013/2014 e a já citada Maria de Fátima Mendonça que já pertence ao quadro da CBF, que estaria tentando a manutenção do seu escudo.

Esses testes foram exigidos pela CEAF-AL porque na temporada de 2015, a Comissão não mais poderá contar com o árbitro central Flávio Feijó de Omena  e com o assistente Carlos Jorge Titara da Rocha em seu quadro local e também no quadro nacional da CBF, ambos estão se aposentando por terem completado a idade limite de 45 anos como prega o regulamento da FIFA.
Aldrin Freire

Eu ia me esquecendo deste detalhe, ainda bem que um amigo internauta me lembrou: 
Outra surpresa nestes indicados, é a ausência do árbitro Rafael Carlos Salgueiro. Jovem promissor, que corresponde a todos os critérios que a CBF exige: social, mental, técnico e físico, e estranhamente sequer foi indicado para concorrer. Tido como uma das revelações deste ano no Campeonato Alagoano, com grandes jogos apitados no estádio Rei Pelé e várias finais de amadores, como CSA x CRB SUB-20 ano passado e este ano CSA x CRB Sub-17 o mesmo não apareceu na lista dos oito. Aí fuçando, terminei descobrindo, o mesmo também pertence a Diretoria do SINDAFAL, será que existe perseguição? 

"As vitórias devem ser conquistadas com luta e muito suor, os que vencem sem                    estes, não merecem louros e sim espinhos durante a carreira."

E acreditem, tem parte III, IV... A coisa tá feia.
APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário