Image Map

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

"ÚLTIMO HOMEM" ESSA EXPRESSÃO NÃO SE USA MAIS NO FUTEBOL

Muitos amigos internautas me indagaram se realmente o goleiro do Fortaleza merecia ser expulso quando derrubou o atacante Magrão no primeiro gol do CRB domingo passado no Rei Pelé em mais um confronto da série "C", o Galo venceu por 3 a 0. Muitos também indagaram que o goleiro era o "último homem" e por isso merecia sim o cartão vermelho.

A regra 12 do futebol de campo, que fala das faltas e correções e das infrações sancionáveis com expulsão (aplicações do cartão Vermelho) diz em seu artigo 5 que deve ser aplicado o cartão vermelho quando um atleta acaba com uma oportunidade clara de gol de um adversário, que se movimenta em direção à meta adversária, mediante uma infração punível com um tiro livre ou penal.
A regra é clara e não fala precisamente que a infração seja cometida pelo "último homem" e sim qualquer adversário que interfira em uma situação clara de gol.


Veja o lance do Tiro Penal CLICANDO AQUI

Alguns torcedores e cronistas esportivos desconhecem as regras do jogo e por isso continuam pecando quando usam a expressão "Último Homem" em uma situação como essa. A expressão foi abolida do futebol a muito tempo. 

Um exemplo claro:
Vc está prestes a fazer o gol, a bola sobrou pra vc na pequena área, existem dois adversários na linha de meta, e um terceiro atrás de vc lhe derruba, lhe impedindo de fazer o gol (claro), é marcado o tiro penal e aplicado cartão vermelho para o atleta que cometeu a falta. Ai neste exemplo ficou claro que ele não era o último homem, entendeu? Por isso não se usa mais a expressão, ÚLTIMO HOMEM, pois necessariamente ele não precisa ser mais o último defensor. Para ele receber o cartão vermelho basta que ele impeça uma situação clara de gol. 

Portanto, acertou o árbitro Pablo dos Santos Alves de Santa Catarina quando marcou o Tiro Penal e aplicou o cartão vermelho para o goleiro do Fortaleza, se Magrão passa pelo "arqueiro" seria um situação manifesta claríssima de gol.
Entendeu Agora?

APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário