Image Map

terça-feira, 9 de setembro de 2014

CONFIRA AS NOVAS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS EXIGIDAS PELA TV A CBF NOS CAMPEONATOS NACIONAIS

Nesta terça-feira(9) dentro da resenha "Bola Quente" da rádio Gazeta AM, o comandante do Timaço da Gazeta, Waldemir Rodrigues colocou mais uma vez em pauta as novas regras estabelecidas pela CBF após Copa do Mundo para os Campeonatos Brasileiros promovidos pela entidade.

O NM já falou destas recomendações aqui no nosso espaço, mas como o assunto veio novamente a tona, não custa nada expor novamente aqui as novas mudanças na posturas dos profissionais que trabalham no futebol.
Só para se ter uma ideia, foi limitado o contingente de imprensa dentro do gramado, e também estabelecidas regras de comportamento para técnicos, jogadores e repórteres.
Os treinadores, por exemplo, serão obrigados a dar a escalação com 60 minutos antes do jogo. Está proibida a comunicação entre jornalistas e técnicos e jogadores sobre lances polêmicos. Teoricamente, essa medida tinha como objetivo impedir que a arbitragem fosse pressionada após um time saber que foi prejudicado. Mas a CBF negou a intenção. O número de repórteres de rádio não detentores de direitos da competição foi limitado a 30, com 30 fotógrafos. 
O Regulamento Geral das Competições da CBF é bem clara quando diz que as equipes precisam entregar as suas relações de atletas da partida com 60 minutos antes da bola rolar. Mas os árbitros locais, os 4º árbitros, estavam indo no vestiário perto de 45' minutos e no outro a 30', o que vinha levando muitos clubes a serem indiciados no STJD por atraso e desrespeito ao artigo 72 do RGC que diz: 
Art. 72 - Para facilitar o trabalho dos meios de comunicação, cada clube deverá entregar ao quarto árbitro, até 60 minutos antes da hora marcada para o início da partida, a relação dos seus jogadores, através do supervisor da equipe ou pessoa designada, necessariamente assinada pelo capitão da equipe, o qual deverá estar identificado na relação. 
Com isso, a Comissão de Arbitragem Nacional também tomou uma providência, resolveu ajudar os clubes para que eles não fossem penalizados, enviando uma comunicação via e-mail as Federações para que informassem aos árbitros locais que se encaminhem com 70/65 minutos antes no vestiário da equipe mandante e 60' minutos  no vestiário da equipe visitante.
Outra medida adotada pela CBF foi a obrigação de se tocar o hino nacional cinco minutosantes de todas as partidas. Antes, só ocorria em Estados onde a lei exigia.
Espero mais uma vez ter  ajudado ao leitor do NM bem como ao ouvinte da Rádio Gazeta a ficar por dentro das mudanças exigidas pela CBF a pedido da TV Globo, detentora dos direitos de imagens de boa parte das competições promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol. A "poderosa" quer padrão FIFA nas transmissões a partir de agora.
APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário