Image Map

sábado, 31 de agosto de 2013

FUTEBOL AMADOR DE ALAGOAS EM RÍTIMO ACELERADO

Foi neste final de semana a primeira rodada da fase de quartas de final do Campeonato de Futebol Amador  Sub-20 de Alagoas. Quatro jogos bastante disputados que deram vantagens principalmente a quem conseguiu êxito fora de caso, pois jogam na segunda rodada por outro resultado igual.

Confira os Resultados:
Data/HoraDia1ª rodadaLocalSB
31/08 15:00Sáb

Sete de Setembro

2    x     2

Arapiraca

João Batista - Tabuleiro 
31/08 15:00Sáb

Vila Real

0    x     0

CRB

Cleto Marques Luz - Tabuleiro 
31/08 09:00Sáb

Murici

1    x     2

São Domingos

José Gomes da Costa - Murici 
31/08 15:00Sáb

Comercial

1    x     2

CSA

Teotônio Vilela - Viçosa
A próxima rodada:
Data/HoraDia2ª rodadaLocalSB
04/09 15:00Qua

CSA

x

Comercial

Gustavo Paiva - Mutange  
04/09 15:00Qua

São Domingos

x

Murici

Cordeirão - Massagueira  
04/09 15:00Qua

CRB

x

Vila Real

Severiano Gomes - Maceió  
04/09 15:00Qua

Arapiraca

x

Sete de Setembro

Sesi - Arapiraca  

Fotos da partida entre o Comercial de Viçosa x CSA:
Kiko Nascimento da Rádio Difusora e Maviel da Rádio Princesa das Matas(Viçosa)
CSA
Comercial de Viçosa
Cara crachá
Arbitragem e Capitães
Audálio e Zequinha dois apaixonados por futebol amador

Leia Mais ►

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DIRETORIA DO PENEDENSE REPRESENTA PRESIDENTE DA CEAF-AL NA FEDERAÇÃO E PEDE PUNIÇÃO ADMINISTRATIVA PARA O DIRIGENTE

Documento enviado pela Diretoria do Penedense a FAF.  Clique na foto para ampliar.

A diretoria do Sport Club Penedense deu entrada  no Protocolo da Federação Alagoana de Futebol nesta sexta-feira(30) em uma Representação contra o Presidente da CEAF-AL, Hércules Martins, pedindo  que o dirigente seja punido pela falta de responsabilidade de não ter escalado um trio de árbitros para a partida amistosa que fez nesta última quinta-feira(29). 
O clube enviou através do seu Supervisor um pedido formal para a Comissão via e-mail, e alega que recebeu a confirmação do Presidente via telefone inúmera vezes, chegaram até a acertar o valor da taxa que seria cobrada na partida.

O  Presidente da CEAF-AL em sua defesa diante a acusação feita, diz  que não recebeu nenhum e-mail e não teve nenhum contato, e ainda alega que este tipo de pedido tem que ser feito via Protocolo da FAF, tópico que foi logo rebatido pelo Supervisor Erivaldo Domício que diz esta de posse de três solicitações feitas do mesmo jeito quando o mesmo era Supervisor do CEO (Centro Esportivo Olhodaguense) da cidade de Olho D'Água das Flores, sertão Alagoano e prontamente atendido pela Comissão, na ocasião o Presidente cobrou R$ 1000 de taxa para o trio. E ficou muito irritado também, pois disse que vários contatos foram feitos via telefone , inclusive para acertar o valor da taxa e a confirmação do e-mail.

Procurado pela reportagem do NM, o  Departamento de Registro da FAF esclarece que nestes casos devido a distância dos interiores da capital, este tipo de solicitação é permitido.
Na mesma conversa o Superientendente Roque Júnior me confirmou o pedido do filiado através de oficio recebido via internet, e que na segunda-feira tomará todas as providências para a elucidação dos fatos.
Caso isso não venha acontecer, por parte da FAF, sabemos que em todo lugar existe corporativismo, o que seria normal, isso não irá acontecer por parte do clube que já nos informou que levará até as ultimas instâncias esse assunto, seria uma forma de reparar os danos causados e o constrangimento que o clube passou perante a opinião pública. 
"Passamos vergonha com tudo o que aconteceu" me relatou um dirigente do Penedense.
O caso deve realmente parar no Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas, o TJD-AL de uma forma ou de outra. 

Vamos aguardar e ver o que vai acontecer. O NM torce que tudo acabe bem entre as partes, e que o entendimento sirva para melhorar o Futebol de Alagoas de alguma forma.

Para entender melhor o que aconteceu CLIQUE AQUI

Agradecimento do NM:
A Diretoria do clube Ribeirinho pela confiança e credibilidade em nos passar as informações e os documentos.
Este é o nosso dever, divulgar os fatos com isonomia e ética.
Abraço do PL.

APOIO:

Leia Mais ►

VAI COMEÇAR A PRIMEIRA FASE DECISIVA DO FUTEBOL AMADOR DE ALAGOAS SUB-20

Será neste sábado as primeiras  partidas da fase de Quarta de Finais do Futebol Amador de Alagoas categoria sub-20, destaque para a partida em Viçosa entre o Comercial, segundo colocado do grupo D com o líder do grupo A, o tradicional CSA, a partida requer tanta atenção que a CEAF-AL escalou um árbitro experiente para o confronto, George Alves Feitoza, que mesmo sem passar no teste físico vem colaborando com a competição.


Será realmente um sábado de muitas emoções.


Confira os jogos e as escalas de arbitragem que irão comandar as partidas deste sábado:
Data/HoraDia1ª rodadaLocalSB
31/08 15:00Sáb

Sete de Setembro

x

Arapiraca

João Batista - Tabuleiro  
31/08 15:00Sáb

Vila Real

x

CRB

Cleto Marques Luz - Tabuleiro  
31/08 09:00Sáb

Murici

x

São Domingos

José Gomes da Costa - Murici  
31/08 15:00Sáb

Comercial

x

CSA

Teotônio Vilela - Viçosa  

APOIO:
Leia Mais ►

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PROCURA-SE UM TRIO DE ÁRBITROS. QUE DESCASO! O QUE ACONTECEU EM PRESIDENTE?

O primeiro contato aconteceu ainda na terça-feira(27), o Presidente Hércules Martins estava em Arapiraca como Assessor da CBF no jogo da Série "B" entre ASA e Figueirense. 
O Supervisor Erivaldo Domício em contato com o mesmo e com o Supervisor do ASA, Beto Lima acertaram um trio para apitar o amistoso entre Penedense e ASA na quinta-feira(29) no estádio Alfredo Leath em Penedo. 
O Presidente da CEAF-AL solicitou do Supervisor do clube ribeirinho um documento oficial via e-mail, atendendo a solicitação do Presidente, o Supervisor Erivaldo enviou: (foto abaixo)

No conteúdo do e-mail continha:
Tudo acertado, confirmado por telefonema entre o Presidente e o Supervisor, até o preço acertaram, R$ 700 (Setecentos Reais) para o trio, que segundo o supervisor poderia ser um quarteto da FAF, pois o Presidente estava estudando a possibilidade de mandar também o quarto árbitro.
Para resumir a história, são 23h ainda desta quinta-feira(29) e até agora os árbitros ainda não chegaram a Penedo e nem vão chegar.

Com a palavra o Presidente Hércules Martins que mais uma vez se mete em outra "confa". 
O pior de tudo é que a diretoria do Penedense através do seu Presidente Farley  Pereira pretende representar a CEAF-AL no Tribunal de Justiça  Desportiva  de Alagoas o TJD-AL, para ser reparado de todo prejuízo e constrangimento que passou na tarde de hoje na belíssima e histórica cidade de Penedo. A partida começou com mais de uma hora de atraso e foi prejudicada pela falta de luz natural, pois o estádio não possui iluminação artificial.

Depois de várias tentativas frustadas de falar com o Presidente por telefone, onde quem sempre atendia era sua esposa informando que o mesmo não podia atender pois estava em uma consulta médica, mas assim que saísse retornaria a ligação, o que segundo o Erivaldo Domício não aconteceu. O Presidente se quer telefonou para dar uma satisfação a diretoria do clube, diante o desespero que tomou conta de todos arrumaram um apitador e dois bandeirinhas na arquibancada do Alfredo Leath,  por sorte um  ex-árbitro, o Sr. André Romeiro (foto Abaixo) foi membro do quadro da CEAF-AL e estava no estádio prestigiando o amistoso.
foto: Radialista Dyego Costa

Não tenho certeza se o Presidente Hércules Martins terá uma explicação para o acontecido, mas certo mesmo é que isso não pode acontecer, pois estamos falando de uma das equipes mais  tradicionais do futebol alagoano, o Penedense, que este ano, a duras penas tenta ressurgir  no cenário futebolístico de Alagoas, e se prepara para em setembro estrear na 2ª Divisão do Campeonato Alagoano de Futebol Profissional, depois de vários anos de inércia e também do nosso representante na série "B" do Brasileirão 2013, o ASA de Arapiraca, o vice-Campeão da Copa do Nordeste que neste caso estar retribuindo a visita da semana passada quando as duas equipes se enfrentaram na "terra do fumo". Lamentável

O nosso centenário e mais antigo clube de Alagoas merece resposta e respeito.

APOIO:
Leia Mais ►

SE ESSA MODA PEGA EM? DIZEM QUE TEM PRESIDENTE DE FEDERAÇÃO COM O ... NA MÃO

marin2O Ministério Público do Rio Grande do Norte pede o afastamento de José Maria Marin da presidência da CBF. De acordo com o órgão, o dirigente desrespeitou o Estatuto do Torcedor.
A CBF marcou América-RN x São Caetano para o próximo sábado, no estádio Nazarenão, em Goianinha-RN. O local não atende aos requisitos do artigo 17 do regulamento da Série B, que é de capacidade mínima de 10 mil torcedores.
O requerimento é para que Marin fique fora do cargo preventivamente enquanto durar o processo na Justiça e que ele seja condenado a seis meses de suspensão das funções como pena pelo descumprimento da lei. Além do mandatário da CBF, o presidente do América-RN, Alex Padang, foi alvo do mesmo pedido de afastamento.
Notícia na Mira com Lancenet
Leia Mais ►

QUE LEGAL. NOSSOS ÁRBITROS E ASSISTENTES CONTINUAM SAINDO NO BRASILEIRÃO

Fico sempre feliz em ver os nossos árbitros saindo nos Campeonatos Brasileiros e mais ainda em ver quem não estava trabalhando voltar a participar daquilo que mais gosta de fazer, que é arbitrar uma partida de futebol. Nestas escalas destaco a volta do assistente Wladson Michelangelo a uma série "B", pois como falamos em uma outra matéria o bandeirinha alagoano só tinha trabalhado em um único jogo este ano pela série "D" e estava desmotivado.
Quem não fica? 
Nesta mesma matéria falamos do esquecimento repentino dos nossos assistentes nas escalas e coincidência ou não depois dela ter ido ao ar os assistentes estão saindo gradativamente. 
Será muito da minha parte dizer que nossos pedidos são aceitos pelos homens que comandam a arbitragem nacional? 
Seria muita ousadia da minha parte pensar nisso?
Sei lá. Mas não estou falando disso como um mérito do blog, mais sim da capacidade dos nossos apitadores e bandeirinhas, eles são tão bons quanto os demais. 
Continua assim C.A.CBF, olhando para Alagoas com carinho.
O NM agradece e fica muito feliz.

Quase que ia esquecendo, o nosso Pedro Jorge também esta voltando a série "A" a partida será na próxima semana, mais precisamente no dia 4 de setembro entre Bahia e Cruzeiro na Arena Fonte Nova segundo informações colhidas pelo repórter setorista da FAF , Orlando Batista da Gazeta/AM. No site da CBF tem outro nome, mais segundo o repórter a CEAF-AL confirmou a escala através do seu Presidente Hércules Martins.

Acompanhem agora as escalas deste final de semana.

A Dupla de AAAs voltou
SÉRIE A

VITÓRIA X CRICIUMA
DOMINGO – 01/09/2013 – 16:00 - Manoel Barradas - salvador
Arbitro Assist Adic 2: Flavio Feijo de Omena (AL)


SÉRIE B

SÃO CAETANO X ASA
TERÇA – FEIRA – 03/09/2013 – 21:50 - Anacleto Campanella - Sao Caetano
Arbitro Assistente 1: Edilson Frasao Pereira (TO)
Arbitro Assistente 2: Alvani Brito Nunes (TO)
Quarto Arbitro: Roberio Pereira Pires (SP)

SPORT X BOA ESPORTE


SÁBADO – 31/08/2013 – 21:00 - Ilha do Retiro - Recife
Arbitro Assistente 2: Wladson M Silva de Oliveira (AL)

SÉRIE C

C.R.B. X FORTALEZA
DOMINGO – 01/09/2013 – 19:00 - Rei Pelé - Maceio
Arbitro Assistente 1: Broney Machado (PB)
Arbitro Assistente 2: Oberto da Silva Santos (PB)


TREZE X BARAÚNAS
Jogo N° 114 Rodada 12
DataHorárioEstádioCidade
04/09/201320:30Pres. Vargas/PBCampina Grande
ArbitroEduardo de Santana Nunes (SE)
Arbitro Assistente 1Thalis Augusto S Monteiro (AL)
Arbitro Assistente 2Victor Oliveira Cruz (SE)
Quarto ArbitroJoao Bosco Satiro da Nobrega (PB)
AssessorJoao Bosco Honorato (PB)




SÉRIE D

SERGIPE X TIRADENTES
DOMINGO – 01/09/2013 – 16:00 - Coaracy Fonseca - Arapiraca
Arbitro Assistente 1: Jose Eduardo Calza (RS)
Arbitro Assistente 2: Rafael da Silva Alves (RS)

APOIO:
Leia Mais ►

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ASA JOGANDO UM BELO FUTEBOL VENCE FIGUEIRENSE NO FUMEIRÃO

foto:7segundos
Após uma semana, o ASA conseguiu repetir uma atuação eficiente e sem muitos sustos, derrotou o Figueirense-SC por 3 a 1, na noite desta terça-feira (27), no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. O jogo foi válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da série B.

Sem jogar por mais de quatro partidas, o atacante Lúcio Maranhão foi o autor do 1º gol do ASA hoje e se destacou, principalmente na primeira etapa. O zagueiro Tiago Garça e o atacante Elionar Bombinha assinalaram os outros gols do alvinegro alagoano. O meia Maylson descontou para a equipe catarinense.
Ficha técnica:

ASA 3X1 FIGUEIRENSE-SC

Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL)

Data: 27 de Agosto de 2013 

Horário: 21h

Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES) / Thiago Gomes Brígido (CE) e Ricardo Bezerra Chianca (PE)

Cartões amarelos: Samuel, Tiago Garça, Djair, Glaybson e Wanderson (ASA); Ricardo Bueno e Maylson (FIGUEIRENSE); 

Cartões vermelhos: não houve

Gols: Lúcio Maranhão aos 44 minutos do 1º tempo e Tiago Garça aos 8 minutos e Elionar Bombinha aos 40 minutos do 2º tempo para o ASA; Maylson aos 37 minutos do 2º tempo para o ASA

ASA: Gilson; Maicon, Tiago Garça, Samuel e Chiquinho Baiano; Fabiano, Jorginho (Djair), Glaybson e Didira (Kleiton Domingues); Lúcio Maranhão (Wanderson) e Elionar Bombinha. Técnico: Leandro Campos.

FIGUEIRENSE-SC: Neneca; William, Douglas Marques, Gutti e Luan; Henrique Miranda, Tinga (Lucas Sotero), Maylson e Tchô (Botti); Ricardo Bueno (Pablo) e Rafael Costa. Técnico: Vinícius Eutrópio.


Fotos esta noite no Fumeirão:
Vinicius Eutrópio técnico do figueirense
Didira do ASA
Ricardo Bueno atacante do Figueirense
Chiquinho Baiano se preparando para bater escanteio
Exame anti doping
Os companheiros do Timaço, o comentarista Rommel Correia e o narrador Luciano Barbosa

APOIO:

Leia Mais ►

terça-feira, 27 de agosto de 2013

FAF DENUNCIA NO TJD-AL SEUS PRÓPRIOS ÁRBITROS POR OMISSÃO DOS FATOS DA GUERRA CAMPAL DE ATALAIA





Todo mundo lembra aquela partida entre Sport de Atalaia e Arapiraca no Estádio Luis Pontes em Atalaia no dia 7 de Agosto, partida que foi adiada e que completou a 1ª rodada do Campeonato Amador Sub-20 deste ano, onde houve uma briga e o Assistente Julian Ferino e o Técnico do Sport, o Sr. Altair Silva Medeiros chegaram as vias de fato e se espancaram mutualmente dentro do campo de jogo.

Passado o episódio os árbitros foram a Central de Polícia de Maceió, fizeram um Boletim de Ocorrência e o exame de Corpo de Delito. Até ai os procedimentos normais quando se há agressão física. Estas providências fazem parte da área cível de um individuo.
Na área desportiva, é necessário que o Árbitro relate na súmula do jogo o ocorrido em seus mínimos detalhes para que o Departamento de Competições da Federação, com estes relatos em mãos, encaminhem ao Tribunal de Justiça Desportivo para 
que sejam feitas as acareações, o julgamento e a conclusão  para penalizar os culpados pela infração ante-desportista. 

Foi por causa da ausência  destes procedimentos desportivos por parte da arbitragem que o Departamento de Competições da Federação Alagoana de Futebol denunciou nesta última quarta-feira(21) ao TJD-AL os três árbitros da partida por omissão, segundo o documento que o Notícia na Mira de forma exclusiva teve acesso, a FAF baseada na Lei Pelé com observância no Estatuto do Torcedor pede ao Tribunal que suspenda as atividades desportivas dos envolvidos tomando assim as providências cabíveis e necessárias.

Algumas coisas nos deixa intrigado em relação ao assunto.

  • Se o jogo foi na quarta-feira(07) porque a súmula só foi entregue no dia 9 (sexta-feira), sendo que todos sabem que o prazo legal de entrega é de 24 horas após o termino da partida.
  • Porque entregaram a súmula e não o anexo relatando o fato ocorrido, sendo que na súmula indicava a entrega do anexo.
Todas essas perguntas e outras só podiam ser feitas a quem de direito, ao Árbitro Júlio César, o responsável pela elaboração da súmula.
E através de E-mail o Árbitro respondeu as perguntas feitas pelo NM:

JÚLIO CÉSAR FARIAS
ÁRBITRO DA PARTIDA RESPONSÁVEL PELA SÚMULA

01- Qual foi a orientação dada pela sua Comissão e pelo seu Sindicato  em relação as providências que os árbitros deveriam ter tomado no acontecimento?

1- Ser realizado o BO e anexa-los a sumula, para que pudesse ser tomado as providências possíveis.

02- O porque o Árbitro, sabendo que o prazo para entregar súmulas e anexos é de 24h só entregou a súmula com 48h e sem o anexo?

2 – O anexo ( exame de corpo de delito ) só pode ser entregue após o prazo estipulado.

03- Sabemos também que o Árbitro foi entregar o anexo na secretária da FAF, mais a mesma não aceitou pois o documento era xerox e não o original. Porque não entregaram o Original?

3 – Essa informação é falsa, foi entregue original e cópia.

04- E mesmo depois da recusa, porque até o presente momento os árbitros liderados por você, não entregaram o anexo para que os departamentos competentes da FAF tomassem a devida providência?

4 – Como tinha relatado logo acima, só foi possível entregar o exame de corpo de delito fora do prazo, pois o IML estava sem condições de realizar até o prazo de 48h após o jogo !

Comentário do NM: Meu Deus é de dar pena do pobre árbitro. Primeiro que fica claro o desconhecimento sobre as normas, isso muito me impressiona, pois não foi a primeira vez nem a segunda que o apitador fez relatório de súmulas e entregou as mesmas no protocolo da FAF. Em segundo lugar, como ficou abandonado e atordoado diante a dificuldade, e olhe que nem foi ele que levou uma surra, mas o menosprezo e o abandono por parte da Comissão de Arbitragem fica visível  dentro das respostas.  O relato do árbitro mostra que não houve o acompanhamento dos fatos por parte da comissão e consecutivamente do SIndafal que só se preocupou com a questão natural de representar o técnico do Sport.
Apesar de ter tentado ajudar na elucidação dos fatos, o árbitro Júlio César só complicou ainda mais a sua situação, pois fica claro também que todas as acusações feitas na representação do departamento de Competições da FAF realizou ao Tribunal são verídicas. Agora só no tribunal  é que vamos esclarecer esta questão da entrega do anexo, foi original e xerox como disse o árbitro ou só cópia como afirmou a FAF?

Muito obrigado ao árbitro Júlio César

No intuito de deixar o internauta que esta acompanhando este imbróglio jurídico mais bem informado, procuramos também o Presidente da CEAF-AL (Comissão de Arbitragem), Sr. Hércules Martins e o Presidente do SINDAFAL ( Sindicato dos Árbitros de Alagoas) que na ocasião auxiliaram o jovem árbitro em quais atitudes tomar diante o acontecido.

HÉRCULES MARTINS
PRESIDENTE DA CEAF-AL

01- Qual foi a orientação da sua entidade em relação as providências que os árbitros deveriam ter tomado?
Resp. O árbitro esteve na sala da CEAF-AL pra orientações, inicialmente perguntei se tinha todos os documentos os quais ele iria anexar a súmula, a resposta foi que só tinha naquele momento o BO e que o Exame de Corpo de delito ainda não estava pronto, dessa forma orientei a ter contato com o Secretário do TJD Osvaldo Junior onde o mesmo disse que poderia entregar a súmula sem os documentos para registro de Cartões, Gols e pontos das equipes e depois quando a súmula chegasse na Secretária do TJD devido a expulsão do Técnico do Sport poderiam ser anexados os documentos (BO e Exame de Corpo de Delito).

Comentário do NM: Neste primeiro contato a CEAF-AL orientou o seu árbitro da melhor forma possível, em compensação pelo que estou observando, em relação a orientação de como deveria ser o anexo falando do episódio para anexar a súmula não existiu.  Sabemos também que quando se tem um julgamento existe tempo hábil para juntar documentos no processo, mas muito me estranhou esta informação que registros de cartões, gols, ou seja, o comunicado de penalidades, ser anexadas depois. 
Diante do exposto procuramos o citado Secretário do TJD-AL, Osvaldo Júnior, para esclarecimentos e ele me respondeu da seguinte forma:

Osvaldo Júnior: Orientei os mesmos a não perderem o prazo de 24 horas determinados para entregue da súmula e seus comunicados legais, como o relato do ocorrido no campo de jogo. Acrescentei que os documentos a serem juntados no processo poderiam ser feito depois. Acho que houve uma má interpretação da minha orientação, pois falei documentos, como BO, Corpo de Delito, e talvez algum adendo caso fosse necessário acrescentar algo. Mas pelo que tomei ciência a súmula foi entregue sem nenhum tipo de relato na eminência de posteriormente ser entregue um anexo, inclusive como tinha na súmula: Relatório em anexo.
Hoje a Secretária do TJD-AL está de posse de todos os documentos e também do relato feito pelos árbitros do ocorrido neste episódio, o que você Notícia na Mira esta chamando de ANEXO.
Espero ter colaborado com a sua matéria.
Abraço do Osvaldo Júnior
Secretário Geral do TJD-AL

Nós é que agradecemos o seu parecer Osvaldo.
Abraço do PL.

VOLTANDO AS RESPOSTAS DO PRESIDENTE HÉRCULES MARTINS

02- O Departamento de Competições e a Vice-Presidência de Futebol Amador foram informados pelas entidades oficialmente sobre o ocorrido e/ou foram exigidos pelas entidades algum tipo de providência por parte dos Órgãos da FAF?
Resp. Nenhum Departamento da FAF veio à CEAF para se quer falar sobre o assunto. Porém, o Sindicato sempre acompanhou de perto esse episódio e deu e vai dar todas as condições necessárias aos árbitros como Entidade de classe.

Comentário do NM:  Esse é o famoso "Deixa que eu Deixo", e ninguém tomou providências, a CEAF-AL se sente no direito de ficar esperando que os outros dirigentes da FAF procure saber  sobre o ocorrido, como os dirigentes não foram, a Comissão também não os procurou. Que coisa em? A parte do Sindicato nesta resposta acho que cabe ao Presidente do Mesmo se pronunciar.
E que mal lhe pergunte: A CEAF não faz parte da Federação Alagoana de Futebol? 
E o porque de tanta formalidade?

03- Se também tomaram ciência de que até o presente momento o documento não teria sido anexado?
Resp. Esta já está respondida na primeira pergunta.

Comentário do NM:  Bem esta pergunta na minha opinião não pode ser respondida com a outra resposta da pergunta nº 01. Pois se lá mesmo não ficou explicado que orientação foi passada pelo Presidente ao árbitro em relação ao anexo. Pelo que entendi o documento do exame de Corpo de Delito demora realmente um pouco para ser entregue pela SSP (Secretária de Segurança Pública), mais o BO (Boletim de Ocorrência), o comunicado de penalidades(documento feito pelo árbitro logo após a partida) e principalmente o anexo(seria o relato do árbitro na súmula) contando tudo que aconteceu em Atalaia deveriam ter sidos entregues no prazo estabelecido pelo regulamento, que é de 24h no protocolo da FAF.

Sempre à disposição dentro das nossas possibilidades.
Hércules Martins
Presidente da CEAF-AL.

De qualquer forma agradecemos a cordialidade do presidente Hércules Martins em tentar colaborar com esta matéria para que possamos elucidar os fatos e entender melhor o que realmente aconteceu.
Muito Obrigado Hércules Martins.

CHARLES HEBERT 
PRESIDENTE DO SINDAFAL

01- Qual foi a orientação da sua entidade em relação as providências que os árbitros deveriam ter tomado?  
R - No dia dos acontecimentos, como não estava aqui, o assistente da CBF e associado Julian Ferino entrou em contato com o Vice-Presidente George Feitoza, que o orientou a tomar todas as providências cabíveis (Delegacia - TCO - Exame de Corpo de Delito - E narrativa na súmula de todos os acontecimentos). Inclusive já teve uma reunião sobre o caso, com o assistente e a CEAF/AL, onde fomos representados pelo 1º Secretario Marcus André, onde o SINDAFAL disponibilizou toda logística ao associado nos deslocamentos para as diligências em Atalaia, cidade onde aconteceu o fato. 

Comentário do NM: Muito boa a orientação do Vice-Presidente/Tesoureiro do Sindafal George  Feitoza, inclusive em relação a questão da narrativa em súmula de todo o acontecido. Quanto ao apoio logístico para que os árbitros se encaminhem até a cidade citada, faz parte da obrigação do sindicato apoiar está ação, não só com o deslocamento, mais também com o defensor.

02- O Departamento de Competições e a Vice-Presidência de Futebol Amador foram informados pelas entidades oficialmente sobre o ocorrido e/ou foram exigidos pelas entidades algum tipo de providência por parte dos Órgãos da FAF? 

R - Através de matérias, inclusive uma do seu Blog, e outra de um site de arbitragem nacional, demos entrada diretamente no TJD/AL com uma Representação, que é o órgão oficial que irá julgar o caso, e logo após conversamos com os responsáveis pelo Departamento Amador e o Vice - Presidente João Batista, sobre o ocorrido, que nos prometeram dar total apoio, inclusive solicitamos reforço na segurança das partidas.

DOCUMENTO SINDAFAL
Ver notificação no blog da entidade CLICANDO AQUI

Comentário do NM: Estou ciente desta solicitação por parte do Sindicato, e pude acompanhar também em loco que as partidas a partir deste episódio lamentável só iniciavam com a presença do policiamento.

Outra dúvida: " Através de matérias, inclusive uma do seu Blog, e outra de um site de arbitragem nacional, demos entrada diretamente no TJD/AL "

Pergunto ao Sindafal: 
Como o sindicato faz uma representação baseado em matérias jornalisticas?  
O Próprio sindicato deveria informar ao seu associado que só poderia representar no momento que tudo o que aconteceu fosse realmente oficializado através da súmula coisa que não aconteceu até o presente momento.
E deveria orientar e da assistência  ao seu associado em ação Judicial Cível, pois houve agressão física, Justiça Comum, e também não fez.

03- Se também tomaram ciência de que até o presente momento o documento não teria sido anexado?

R - Tomamos sim, fui na FAF tirar cópia do referido documento para anexar a Representação, e o mesmo não se encontrava lá, fui na CEAF, conversei com o Alton, e até perguntei como tomaríamos providências, se até aquela oportunidade, a súmula tinha chegado, mas o anexo não, e o mesmo não estava sabendo de nada, então na mesma hora, liguei para o árbitro e associado, e solicitei o anexo com as narrativas do acontecimentos, que ficou de me enviar, e acho que por um motivo ou outro não nos enviou. Depois ficamos sabendo, que tinha sido enviado diretamente para o TJD/AL, onde pedimos para anexar a nossa Representação. 

Só agora através de suas indagações fiquei sabendo que o mesmo não foi entregue ao Departamento Técnico da FAF, que é o primeiro caminho oficialmente a ser seguido. Mas o árbitro e associado poderá lhe explicar melhor todos os seus procedimentos. E no fim, tudo se resolverá.
Grande abraço.
Charles Hebert Cavalcante Ferreira
Presidente do Sindafal

Comentário do NM: Como sempre o Vice-Presidente da CEAF-AL nunca sabe de nada e sempre diz, " o Hércules é que sabe, é ele quem pode falar do assunto ".
E o SINDAFAL como a CEAF-AL ficam esperando que as coisas caiam do céu, enquanto isso o membro/associado têm que correr sozinho, e até então nada do anexo. 

Agradecemos também ao Charles pelos esclarecimentos por parte do sindicato, da mesma forma que pedimos desculpa por cobrar do mesmo celeridade nas respostas. Na ocasião o Charles nos respondeu que na segunda-feira nos responderia, pois estava em Belém do Pará concentrado para apitar mais uma partida da série "B". Como fez. Entendemos e mais uma vez agradecemos a sua colaboração.

A FAF (FEDERAÇÃO ALAGOANA DE FUTEBOL)
Até agora estou tentando entender como se recebe uma súmula que tem a seguinte frase: "Relatório em anexo" sem se quer existir este relatório. 

Ficamos sabendo através de uma conversa com o próprio Superintendente da FAF o Sr. Roque Júnior, que a entrega da súmula foi feita em 48h e não em 24 como manda o regimento, sem relato nenhum e com a promessa de entrega de relatório depois. Não sabemos exatamente os dias ou horas, sabemos que o árbitro central Júlio Farias foi ao protocolo entregar o Anexo em forma de xerox, e que não foi aceito pelo dirigente, pois existe uma determinação para só receber documentos originais no setor de protocolo da FAF.  
O  Notícia na Mira recebeu em primeira mão o relatório da arbitragem sobre o  acontecido  em Atalaia, confira com exclusividade na foto acima.


CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O OCORRIDO
VISÃO DO NOTÍCIA NA MIRA

Gostaríamos de deixar bem claro que o assunto aqui é exatamente o porque os árbitros não entregaram o relatório contando o que de fato ocorreu no dia 7 de agosto na partida entre Sport x Arapiraca no estádio Luis Pontes em Atalaia. Fato inclusive que gerou a denúncia contra os árbitros no TJD-AL por parte da FAF.

Fica provado que o árbitro foi mal orientado pelo seu Sindicato e principalmente também pela sua Comissão que é quem deve dar os primeiros acordes nestes casos, pois em momento algum cobraram do mesmo a entrega do relatório do protocolo na Federação para que a entidade tomasse ciência dos fatos e consecutivamente o que inicialmente seria o básico.

A CEAF se viu no direito de passar por cima da sua Federação enviando o Árbitro para o uma conversa informal com o Secretário do TJD-AL como se não soubesse que o tramite normal seria relatar em súmula o ocorrido antes de qualquer coisa. E até mesmo de BOs ou exames CD, documentos que podem ter um tramite maior para ser entregues, mas em relação a súmula não, a Comissão sabe que o prazo é de 24h com todos os quesitos esclarecidos.
E o Sindicato que fez uma representação baseado em matérias jornalísticas, sem nem se quer teve a certeza do que realmente aconteceu através do documento oficial do desporto, o relato na súmula.

Quanto a representação feita pelo SINDAFAL já é um outro assunto, inclusive o relatório e todos os documentos que foram entregues ao TJD-AL pelo árbitro sobre o que de fato ocorreu em Atalaia servirá apenas para o processo contra o técnico.

Até os dias atuais o Departamento de Registro da FAF não recebeu nenhum tipo de relatório, para a Federação Alagoana de Futebol toda esta "confa" não passa de conversas de corredor, até porque o que deveria esta elucidado foi meramente ocultado na má orientação dos órgãos da arbitragem, que simplesmente abandonaram seu membro/associado que agora terá que pagar na justiça a falta de responsabilidade de entregar a súmula e seus relatos no tempo certo. Isso não lhe isenta de culpa, mais fica provado também diante os fatos, que se for punir o árbitro tem que punir também as duas entidades.

E a FAF apesar de esta acusando devia pagar também pela falta de responsabilidade de dar ciência e protocolar documentos sem que eles estejam completos. Ficar esperando a boa vontade do árbitro em trazer o tal relatório, mostra o quanto a Federação paga muitas vezes em tentar ajudar membros e filiados, isso acontece na esfera dos clubes também. Sou testemunha dessas ações da FAF, vai ajudar ao filiado acaba no Tribunal como foi este último caso do CSA.
 "A Mãe de Leite" deveria também explicar porque deu prazo ao árbitro se ele já estava com prazos vencidos.

É público e notório que alguns órgãos da FAF não comungam do mesmo pensamento, não se batem, os motivos são muitos, mas em um caso como esse deveriam deixar as arrogâncias de lado e chegar ao denominador comum em prol do desporto, em nome do Futebol Amador de Alagoas.

Como já falei, quanto aos documentos anexados pelos árbitros no TJD-AL a súmula do jogo só servira para o processo desportivo contra o Técnico do Sport que será acusado pelos mesmos de ter agredido fisicamente a arbitragem naquele dia.

Que este exemplo dado pela CEAF e pelo Sinadafal não se tornem uma realidade, pois tenho pena do meu amigo Severino, se não vão precisar mais do Protocolo  da FAF o rapaz pode até perder o emprego.

Esta denúncia da FAF contra os árbitros ainda dará o que falar , e estaremos atento ao que poderá acontecer neste caso. Será mesmo que vai acontecer algo?
Ou mais uma vez vai terminar tudo em pastel e caldo de cana?

Todos deviam ser julgados: Árbitro ou Árbitros, CEAF-AL, SINDAFAL e FAF esta é a opinião do Notícia na Mira.

Lembrando aos citados na matéria que o NM esta a disposição dos mesmos para esclarecer e até mesmo rever tudo que foi dito aqui, dede que tenha fundamento, mudaremos de opinião sem nenhum problema.

APOIO:
Leia Mais ►