Image Map

segunda-feira, 29 de abril de 2013

"A CASA DOS FESTEJOS"

A torcida do Santa Cruz Futebol Clube e a do Clube Náutico Capibaribe ambas de Recife-PE quando querem "tirar uma onda", um "sarro" como se diz na terra do maracatu, com a torcida do Sport Clube do Recife dizem que a Ilha do Retiro, ou como queiram o Estádio Adelmar da Costa Carvalho é a "Casa dos Festejos", pois lá eles comemoram títulos. 

Fazendo uma pesquisa detalhada dos títulos disputados na Ilha, o torcedor rubro-negro não devia se chatear, pois lá é realmente a "Casa dos Festejos", mas não dos seus rivais, e sim, do próprio "Leão da Ilha".

Vamos aos números:
Foram disputados 35 títulos na Ilha do Retiro e o Sport leva a melhor, confira:
Sport (21, com 60%) – 1942, 1943, 1948, 1956, 1958, 1961, 1962, 1981, 1988, 1991, 1992, 1994, 1996, 1998, 1999, 2000, 2003, 2006, 2007, 2008 e 2010
Santa Cruz (8, com 22%) – 1940, 1946, 1957, 1971, 1973, 1986, 1987 e 2012
Náutico (5, com 14%) – 1945, 1952, 1954, 1964 e 1965
América (1, com 2%) – 1944
Fonte:pesquisador Carlos Celso Cordeiro.
Então nação Rubro-negra Pernambucana a partir de agora comemorem quando chamarem a "Ilha" mais linda do Brasil de "Casa dos Festejos" pois é lá que o "Papai da Cidade" comemora seus inúmeros títulos, dentre eles os nacionais e regionais. 
Confira os Nacionais agora:
Finais de outros torneios oficiais na Ilha do Retiro;
Série A – 1987 (Sport)
Copa do Brasil – 2008 (Sport)
Série B – 1990 (Sport)
Torneio Norte-Nordeste – 1968 (Sport)
Copa do Nordeste – 2000 (Sport)

Fonte:pesquisador Carlos Celso Cordeiro.
Ponto final, até porque não tem mais nada para dizer;
A ILHA DO RETIRO É REALMENTE UMA CASA DE FESTEJOS! E QUE CONTINUE ASSIM!

APOIO:
Leia Mais ►

A ARBITRAGEM ALAGOANA ESTÁ EM ALTA NOS CAMPEONATOS NACIONAIS

Depois de representarem muito bem a arbitragem alagoana na Copa do Nordeste, os nossos árbitros do quadro nacional ganham mais visibilidade e respeito em todo pais.
Estava acompanhando as escalas da CBF agora pouco e  as redes sociais e fiquei muito feliz em ver a escala de um trio alagoano para um grande jogo pela Copa do Brasil em sua segunda rodada. Charles Hebert Cavalcante Ferreira, Carlos Jorge Titara da Rocha e o Adeilton Guimarães da Hora estarão no Frasqueirão nesta quarta-feira(02/05) comandando o jogo do meu glorioso Sport Clube do Recife contra o ABC de Natal. Uma grande partida, um grande trio. Boa sorte!

Agora vamos as escalas desta quarta-feira(2) e quinta-feira(3) dos clubes de Alagoas que etão envolvidos diretamente com esta segunda faze da competição:


Asa x Ceará
Jogo N° 84 Rodada 1
DataHorárioEstádioCidade
01/05/201321:50Coaracy da Mata FonsecaArapiraca
ArbitroGilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Arbitro Assistente 1Bruno Cesar Alcantara (PE)
Arbitro Assistente 2Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
Quarto ArbitroFlavio Feijo de Omena (AL)
AssessorAlton Olimpio da Silva (AL)










Crb x Botafogo
Jogo N° 93 Rodada 1
DataHorárioEstádioCidade
02/05/201319:30Estádio Rei PeléMaceio
ArbitroClaudio Francisco Lima E Silva (SE)
Arbitro Assistente 1Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Arbitro Assistente 2Clovis Amaral da Silva (PE)
Quarto ArbitroJosé Reinaldo Figueiredo (AL)
AssessorHercules Martins (AL)
APOIO:
Leia Mais ►

RESULTADOS DO FINAL DE SEMANA DO FUTEBOL AMADOR DE ALAGOAS


Os Campeonatos Amadores promovidos pela Federação Alagoana de Futebol corre em cursos normais e neste final de semana tivemos vários jogos, acompanhe as categorias e os Resultados:

Sub-15 sem representação profissional 2013 - 1ª Fase

Data/HoraDia3ª rodadaLocalSB
27/04 13:00Sáb

Real Deodorense 

 0x1

Pajuçara

Euclides Mello - Marechal Deodoro
28/04 08:00Dom

Vila Real      

 2x0

AZP

Cleto Marques Luz - Tabuleiro

Sub-18 sem representação profissional 2013 - 1ª Fase


Data/HoraDia3ª rodadaLocalSB
27/04 08:00Sáb

União Desportiva   

    0x0

Santa Cruz

Cleto Marques Luz - Tabuleiro
27/04 10:00Sáb

Guarany       

    0x3

Agrimaq

Cleto Marques Luz - Tabuleiro
27/04 15:00Sáb

Real Deodorense   

    2x0

Pajuçara

Euclides Mello -Marechal Deodoro
27/04 15:00Sáb

  ALFA                       

ADIADO

Internacional

Grêmio - Marechal Deodoro
28/04 10:00Dom

Vila Real         

   1x0

AZP

Cleto Marques Luz - Tabuleiro

Partida suspensa pela 2ª rodada do Sub-18 com Representação Profissional:

27/04 15:00 - Sábado - São Luiz 1 x 2 Coruripe - Estádio Gerson Amaral - Coruripe

APOIO:
Leia Mais ►

domingo, 28 de abril de 2013

A DECISÃO É SÁBADO NO REI PELÉ, QUEM VENCER AVANÇA

Denilson parte para comemorar gol de empate: quem vencer estará na decisão
foto: Alberto Oliveira

Uma partida equilibrada marcou o confronto entre CEO x CRB na tarde deste domingo, no Estádio Edson Matias, em Olho D’Água das Flores. 

O empate em 1 a 1 deixou a decisão para o segundo jogo em Maceió. O CRB abriu o marcador em um belo gol marcado por Jairo em um chute de fora da área. No segundo tempo, o baixinho Denilson, antecipou-se, desviou de cabeça e garantiu o empate com o CRB. 

No próximo sábado, CRB e CEO se enfrentarão em Maceió no Estádio Rei Pelé, a partir das 20h30. Em caso de empate, a disputa irá para cobrança de penalidades máximas. Em caso de vitória, o vencedor será o finalista.

esportealogoano.com
CEO - Centro Esportivo Olhodaguense. 

Ficha Técnica

CEO 1 x 1 CRB

Campeonato Alagoano – Fase Semifinal – 1º Jogo

Local: Estádio Edson Matias (Olho D’Água das Flores)

Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento

Assistentes: Wladson Michelangelo e Adeilton Guimarães

4º Árbitro: José Ricardo Laranjeiras

Cartões Amarelos: Mazinho, Cristiano (CEO) Galatto, Paulo Sérgio, Audálio, João Victor e Ewerton Luiz (CRB)

Gols: Jairo (CRB) 17’ do 1º tempo; Denilson (CEO) 9’ do 2º tempo

CEO: Alexandre, Roger(Buiu) Victor, Williams José e Nildo(André); Mazinho, Jacobina, Cristiano e Nen ;Denilson(Hiago) e Aurélio; Técnico: Alisson Dantas

CRB: Galatto, Paulo Sérgio, Marcus Vinicius, Audálio e João Victor; Ewerton Luiz, Jhonnattan(Ananias), Walter Minhoca(Marcos Antonio) e Jairo; Schwenck e Pikachu(Carlão)
;Técnico: Ademir Fonseca

Mais fotos desta tarde no Estádio Edson Mathias em Olho D'Água das Flores:
Técnico do CEO - Alisson Dantas
Alberto Oliveira entrevistando o Presidente da FAF, Gustavo Feijó.
Bate papo com Chicão, árbitro FIFA de Alagoas.
Hino Nacional
Aurélio do CEO
Nem do CEO 
APOIO:
Leia Mais ►

sábado, 27 de abril de 2013

A "BELA" ADORMECIDA ACORDOU


Falei que "A Bela adormecida acordou" para referir-me aos outros meios de imprensa que agora estão inteirados com os assuntos ligados a arbitragem alagoana. Muitas equipes esportivas de diversificados meios de comunicação passaram também a criticar a falta de critérios nas escalas, cobrar a ausência da presença de árbitros experientes nos sorteios, saber também sobre os árbitros que não participam de reuniões, campeonatos amadores mas mesmo assim são escalados pela comissão, privilégios, conchavos e até mesmo testes físicos suspeitos, os famosos "Amigos testes"... Vejo que o assunto popularizou-se e que muitos acharam o filem da notícia. Fiquei até surpreso, pois antigos admiradores do trabalho da Comissão Estadual alagoana estão também questionando as atitudes. O que realmente aconteceu eu não sei. Mas que fiquei espantado, fiquei.

Fico muito feliz também, porque essas atitudes tiram o estigma de que tenho algo de caráter pessoal contra o Presidente da Comissão. Como falei, não posso não gostar de uma pessoa que apesar das nossas críticas, sempre respeitou o meu trabalho, sempre me tratou muito bem.

Uma certa vez estávamos em São Paulo no Congresso da ANAF (foto) e na frente de vários Presidentes de Sindicatos, do Marcelo Marçal do site Apito Nacional, disse ao Sérgio Correia, Ex-Presidente da CONAF, hoje Diretor de Arbitragem da CBF, um dos, se não o maior nome da arbitragem nacional que o Notícia na Mira era o veículo que mais batia em sua administração, mas era também o que mais ajudava com suas críticas. Em tôm de brincadeira também exclamou dizendo ao Sérgio."Eu fico com raiva dele uns 15 dias mais depois passa". Todos riram.

Não é de hoje que o Notícia na Mira vem mostrando os bastidores da arbitragem alagoana  e a forma de administração do Presidente Hércules Martins. Alguns colegas chegaram até me questionar qual problema de caráter pessoal eu teria com o mandatário da arbitragem local devido as inúmeras denúncias feitas contra a Comissão. Fato que me fez rir bastante. Pois não pauto a minha vida profissional com  picunhinhas e em momento nenhum tive algum tipo de desavença com o mesmo, pelo contrário, Hércules sempre foi um grande admirador do nosso blog, pois me indagava por diversas vezes sobre textos e críticas que fazíamos em nosso espaço na internet, sem contar que é um excelente entrevistado, suas pautas sempre renderam belas matérias.

Informo aos amigos de imprensa que para obter um  conhecimento dos assuntos relacionados a arbitragem alagoana de forma mais profunda, basta acompanhar o  trabalho árduo que fiz durante um bom tempo quando cobria a Federação Alagoana de Futebol para a Rádio Difusora de Alagoas, lá estão a disposição dos interessados e curiosos tudo que se passou na arbitragem alagoana, e um pouco da arbitragem nacional, nestes dois últimos anos, coisas ruins e também várias coisas boas, pois a CEAF-AL também acerta, vocês vão ver lá, basta acessar no blog a target ARBITRAGEM, ou até mesmo CEAF-AL que vocês irão entender com certeza as coisas que acontecem no mundo dos apitos e bandeirinhas de Alagoas.

É o Notícia na Mira fazendo escola, que legal!

"Ainda que seus passos parecam inúteis, vá abrindo caminho, como faz a água, que desce cantando da montanha. Outros te seguirão!"

Autor desconhecido.
 

Boa Pesquisa!
APOIO:
Leia Mais ►

sexta-feira, 26 de abril de 2013

JOGOS DO FINAL DE SEMANA NO FUTEBOL AMADOR DE ALAGOAS


Os Campeonatos Amadores promovidos pela Federação Alagoana de Futebol corre em cursos normais e neste final de semana teremos vários jogos, acompanhe as categorias e os confrontos:

Sub-15 sem representação profissional 2013 - 1ª Fase


Data/HoraDia3ª rodadaLocalSB
27/04 13:00Sáb

Real Deodorense

x

Pajuçara

Euclides Mello - Marechal Deodoro   
28/04 08:00Dom

Vila Real

x

AZP

Cleto Marques Luz - Tabuleiro

Sub-18 sem representação profissional 2013 - 1ª Fase


Data/HoraDia3ª rodadaLocalSB
27/04 08:00Sáb

União Desportiva

x

Santa Cruz

Cleto Marques Luz - Tabuleiro   
27/04 10:00Sáb

Guarany

x

Agrimaq

Cleto Marques Luz - Tabuleiro   
27/04 15:00Sáb

Real Deodorense

x

Pajuçara

Euclides Mello - Marechal Deodoro   
27/04 15:00Sáb

ALFA

x

Internacional

Grêmio - Marechal Deodoro   
28/04 10:00Dom

Vila Real

x

AZP

Cleto Marques Luz - Tabuleiro 


Partida suspensa pela 2ª rodada do Sub-18 com Representação Profissional:

27/04 15:00 - Sábado - São Luiz x Coruripe - Estádio Gerson Amaral - Coruripe


APOIO:
Leia Mais ►

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CRB BATE O FAST NOS ACRÉSCIMOS E AGORA PEGA O BOTAFOGO DE SEEDORF E CIA.

 Marcos Antônio o autor do gol da classificação. foto: Thiago Parmalat

Com um golaço de Marcos Antonio no último minuto do jogo, o CRB garantiu uma vitória de 2x1 sobre o Fast Clube na noite desta quinta-feira, no Estádio Rei Pelé, e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil. Com o resultado, o Galo vai enfrentar agora o Botafogo-RJ em dois jogos de ida e volta, sendo o primeiro na noite da próxima quinta-feira, em Maceió.

Como havia empatado o primeiro jogo em 1x1, em Manaus, o time regatiano tinha a vantagem de jogar em casa por um empate sem gols. Os comandados do técnico Ademir Fonseca saíram na frente, com um gol de Schwenck no primeiro tempo e construíram pelo menos quatro boas chances de ampliar o placar nessa etapa. 

Mas quando tudo levava a crer que conseguiria uma fácil vitória diante de um adversário que se mostrava apático em campo, o CRB foi cedendo espaços ao Fast e acabou sendo surpreendido pelo gol de empate, assinalado por Maurício Pantera, antes da primeira metade na etapa final. A partir daí, o time amazonense se fechou na retranca e o Galo, mesmo mandando no jogo e atacando muito, sofreu para chegar ao gol da vitória, marcado por Marcos Antonio no final.

A partir daí, o time amazonense se fechou na retranca e o Galo, mesmo mandando no jogo e atacando muito, sofreu para chegar ao gol da vitória, para a angústia de seu torcedor, que, no entanto, deixou o Rei Pelé satisfeito com a suada vitória.


Gazetaweb
 foto: Thiago Parmalat
 foto: Thiago Parmalat


Ficha técnica
Copa do Brasil 2013 – primeira fase – jogo da volta (ida: 1 x 1)
CRB 2 x 1 Fast Clube-AM
Gols: CRB- Schwenck, aos 19’ do 1T e Marcos Antônio, aos 46’ do 2T/ Fast- Junior, aos 12’ do 2T
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió-AL
Data: 25/04 (quinta-feira)
Hora: 20h30
Árbitro: Clizaldo Luiz França (CBF-PB)
Auxiliar 1: Broney Machado (CBF-PB)
Auxiliar 2: Luis Filipe Gonçalves Corrêa (CBF-PB)
CRB: Galatto, Paulo Sérgio (14-Djavan, aos 28’ do 2T),  Marcus Vinicius, Gladstone, João Victor, Everton Luiz, Johnnattan, Jairo (18-Thiago Potiguar, aos 12’ do 2T), Tite (17-Marcos Antônio, no intervalo),  Carlão,  Schwenck;Técnico: Ademir Fonseca
Fast Clube: Preto, Catatau, João Gomes, Alan Kardek, Alberto, Souza, Baé (15-Viola, aos 43’ do 2T), Gró (16-Cacau, aos 9’ do 2T) Michell , Carlinhos (17-Elielton, aos 23’ do 2T) ,Júnior; Técnico: Paulo Morgado
 

APOIO:
Leia Mais ►

PEDIRAM UM FIFA VEIO UM ASPIRANTE. CONFIRA A ARBITRAGEM PARA A 1ª RODADA DA SEMI-FINAL DO ALAGOANO 2013

"Indiscutivelmente a família Oliveira já faz parte da história da arbitragem brasileira. Com o experiente Paulo César na ponta, seu irmão Luiz Flávio há anos tenta desvencilhar-se da presença de seu ilustre ídolo no apito, para que com isso possa atingir o auge de sua carreira. Tido por todos os colegas de arbitragem como um sujeito pacato, discreto e no português bem claro, desconfiado, Luiz Flávio é um daqueles árbitros que trabalham forte em busca da excelência, porém infelizmente a politicagem é a sua maior inimiga na arbitragem".

Luiz Flávio será o árbitro de ASA x CSA neste sábado(data depende do despacho do TJD-AL) em Arapiraca no Coaracy da Mata Fonseca.
O mais engraçado de tudo que na solicitação do ASA o pedido era para ser um Árbitro FIFA e não um Aspirante FIFA. Essa CEAF-AL engole cada sapo da CONAF, e os clubes coitados não sabem nem diferenciar uma coisa da outra. Este futebol de Alagoas , na minha opinião continua sendo uma várzea gigantesca. Tenho dito.
com Blog do Árbitro

Esse é o nosso árbitro FIFA o escolhido para atuar na partida do CEO x CRB também pela Semifinal do Alagoano 2013. A partida será realizada no domingo às 16h no Estádio Edson Matias na cidade de Olho D'Água das Flores.
Para acompanhar o sorteio oficial e a escala completa para as duas partidas da semifinal realizado agora pouco na CEAF-AL acesse este link :
APOIO:
Leia Mais ►

domingo, 21 de abril de 2013

MATÉRIA ESPECIAL - QUINTA E ÚLTIMA PARTE - DRA. MARTA MAGALHÃES PSICÓLOGA DO ESPORTE NA ARBITRAGEM



Agora podemos dizer que estamos realmente encerrando a  série de entrevistas especiais que estamos fizemos sobre a  arbitragem nacional em especial os dirigentes e colaboradores da Comissão de Arbitragem Nacional. 
Já entrevistamos ,  Sérgio Correa, Dr. Paulo Jorge ,  Dr. Edson Rezende e o Professor Paulo Camelo,como  vocês podem conferir acessando estes links.





Para encerrar esta bela sequência nada melhor do que conversar com a Dra. Marta Magalhães, Psicóloga do Esporte, seu trabalho está literalmente ligado a Arbitragem Nacional. Conheça um pouco de uma das mais respeitadas profissionais do mundo da bola Brasuca e a sua real função na arbitragem Brasileira:

Poderia informar seu currículo enquanto psicóloga do esporte? Soube que a Sra. trabalha como professora na rede pública. Como é este trabalho?
Sou Psicóloga do Esporte Pós Graduada pelo Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo. Estou na Arbitragem de Futebol desde 2004, já atuei junto a Ginástica Artística, faço atendimentos para atletas, e consultorias esportivas.
Quanto à Rede Pública, trabalhei na formação de Magistério, sou Psicóloga, Psicóloga Escolar e Pedagoga, atualmente ocupo o cargo de Orientadora de Estudos e Pesquisas da Escola de Tempo Integral, no Município de Guarulhos, São Paulo.

1-Qual é a sua função junto a C. A. da CBF? Qual a diferença entre uma psicóloga e uma psicóloga do esporte?
A função na CA/CBF é de Psicóloga do Esporte na Arbitragem, trabalho com o Pilar Mental junto aos árbitros de futebol do Quadro Nacional Brasileiro.
A Psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano, a Psicologia do Esporte, estuda o comportamento do ser humano envolvido no contexto esportivo, e do exercício físico. O objetivo da Psicologia esportiva é compreender como os fatores psicológicos podem influenciar o desempenho físico, o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar.

2– Há quanto tempo trabalha com os árbitros e como é feita a comunicação com eles, haja vista a distância dos estados em relação a sede da CBF. Como minimizar isto?
Trabalho com os árbitros desde 2004, a comunicação é realizada nos diferentes treinamentos realizados pela CA/CBF, nos campos de jogo, no consultório, através de e-mails, Skype, e telefone.

3 –Como surgiu essa parceria?
Surgiu de um convite do Sr Sergio Correa para fazer trabalhos psicológicos no Sindicato dos árbitros em 2004, em seguida alguns trabalhos na Pré-Temporada da Federação Paulista, depois acompanhamento aos árbitros da CBF junto ao Pilar Mental desde 2007.

4 –Qual a principal diferença de trabalhar com os árbitros e pacientes comuns?
Trabalhar com o Cliente Humano, significa acompanhá-lo em sua queixa, e ajudá-lo a encontrar sentido em sua história, e na forma de intervir com ela, seja nos contatos consigo, com o meio, e com o outro. Trabalhar com árbitros significa fazer tudo o que esta citado acima, pois antes dele ser árbitro, ele é um Homem, E também buscar compreender os fenômenos psíquicos que possam alterar comportamentos, desempenho, saúde, e bem estar. Sempre visando promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhoria no desempenho esportivo.

5 –Pela pressão exercida sobre estes profissionais, creio eu que os fatores Psicológicos sejam bastante exigidos, como à senhora trabalha isso com todos eles? A sra já foi a uma partida de futebol com elevada carga de pressão?
A pressão é muito alta, os fatores psicológicos trabalhados dependem da singularidade de cada árbitro, seja na confiança, segurança, motivação, tomada de decisão, atenção, concentração, entre outros.
Já participei de várias partidas de futebol, desde as consideradas, um grau de pressão fácil, médio, e difícil, o trabalho psicológico realizado passa pelo Plano de Trabalho do Árbitro em Equipe, e pelo Plano de Trabalho Individual, sempre voltado para seu foco no aqui e agora de forma que a consciência seja a mais plena possível.

6 – O atual momento da arbitragem anda exigindo árbitros jovens, o fator psicológico não é mais evidente neles por falta de experiência? Qual a maturidade deles para grandes jogos?
O árbitro ao estudar as regras, treinar fisicamente, e aplicar esse conjunto em campo de jogo, ele esta buscando compreender e aprender com cada situação. Esse processo desenvolve a abertura para as novas experiências no campo vivido, e sua leitura de jogo ganha mais consistência, profundidade e precisão. Com isso, apropria-se das próprias experiências, favorecendo, assim a tomada de decisão, e a maturidade deles para os grandes jogos.

7 –Dentro da sua área, quais os maiores problemas enfrentados pelos árbitros brasileiros?
Questões culturais, treinos associados ao trabalho, viagem, família, e principalmente o respeito pelo seu trabalho, que toma inúmeras decisões em curto espaço de tempo.

8 –Quando um árbitro apresenta um quadro de anormalidade Psicológica, como a senhora faz o acompanhamento e tratamento?
Cada caso é um caso, e faz o que se precisa, no momento certo, se preciso encaminhar aos cuidados médicos, assim é feito. Um bom acolhimento - escuta apropriada, e presença efetiva, normalmente são os caminhos adotados. Não me lembro de um caso de anormalidades, lembro-me de   questões humanas, precisando de acolhimento, ressignificação e contorno.

9 –Assim como o Professor Paulo Camelo, a senhora também é muito bem vista pelo grupo, qual o segredo do seu trabalho?
Num primeiro momento ser capaz de dar a atenção devida, e acolher a demanda, e depois, trabalhar o que é preciso. Afinal cada um assume sua responsabilidade e habilita melhores respostas, seja no nível motor, cognitivo, afetivo entre outros.

10 -quantos profissionais do esporte estão trabalhando na arbitragem?
Ainda sonho com que cada Federação tenha seu Psicólogo, hoje ainda o numero de Psicólogos da Arbitragem é pequeno, mas estamos dia a dia aumentando o numero de profissionais desta modalidade.
11 -A Sra já participou de pré-temporadas pelo Brasil? Se sim, o que tem encontrado?
Sim, já participei, e como disse anteriormente, as questões singulares, e locais são muito diversificadas, tais como: hábitos cotidianos, grau de instrução, meios de transporte, dirigentes locais, questões financeiras, recursos físicos e humanos. Essas questões são cuidadas na esfera individual, e na esfera da padronização Brasileira, na medida do possível.

12 -A sra participou de quantos cursos de elite na CBF? Tem uma ideia de quantos passaram pelo seu trabalho?
Inúmeros cursos, ao longo dos anos, centenas de árbitros envolvidos nesse trabalho. Nossos árbitros promissores estão na ativa e se saindo bem, dia a dia, amadurecendo na função. Os antigos árbitros estão com postura resinificada  pois as exigências foram alteradas, e sua posição diante da arte de arbitrar foi alterada também.

13 -Como era trabalhar com a antiga CA e como é trabalhar com a nova?
Quando o OBJETIVO do trabalho é o mesmo, só muda a forma de falar, trata se de um trabalho contínuo, e em busca da assertividade, portanto, é tranquilo.

14 -Os dirigentes e instrutores passaram pelo seu "divã" na antiga gestão? E os atuais? Isto precisa ou não ser feito?
Sempre quando se precisa, todos nós passamos por um filtro, eu passo, e todos passam. Isso é saudável, inteligente e da noção de pertencimento ao grupo, da sentido a equipe, que só funciona bem quando podemos trabalhar em conjunto e resignificar quando é necessário.

15 –A Sra. sendo professora há muitos anos e tendo participado curso FIFA para instrutores pode fazer um diagnóstico de como será a arbitragem e, claro, se os instrutores formados estão a altura da missão a ser cumprida?
Todos os instrutores que se submeteram ao curso de Instrutor têm condições de avançar quando se reciclam continuamente. Quando trocam, e se submetem as avaliações da Instrução. Estão sempre atualizados com os informes da Fifa, CBF, caso contrario, é difícil, se manter na Instrução.

16 –Qual a diferença entre a arbitragem masculina e feminina. Como a sra lida com estas questões. Por exemplo, um dirigente tendo um parente na arbitragem ajuda ou atrapalha? Como lidar com isto?
Questões de gênero são inúmeras, e nada deixa a desejar se bem trabalhadas. Precisamos lidar melhor com a abrangência do feminino, num lugar altamente masculino. Toda relação de parentesco, gera falas, o que precisamos ter como ponto, é a ética e o comprometimento com o trabalho. Tem momentos que ajuda, e têm momentos que atrapalha, em todos os cantos, as polêmicas serão intensas, se o próprio meio alimenta esse ou aquele comentário. Lidar com isso, de forma natural e com a realidade que existe, é o dever e o direito de cada um, ao exercer uma função. Sempre buscar o sentido comum e justo, é a melhor opção.

17 –Dentro do aspecto psicológico, se a sra pudesse dar um único conselho para o árbitro de futebol melhorar sua performance qual seria? Esta pergunta vale também para o assistente, cuja missão é complexa e depende de posicionamento correto, atenção, etc bem como para o dirigente de arbitragem melhorar sua gestão. Qual seria este conselho para cada um deles?
Que cada um aproprie-se cada vez mais de si, e que a medida que os treinos sejam efetivos, faça o que pode, com o seu melhor, e cada ação é uma ação, portanto, faça o melhor no AQUI E AGORA, o resultado é fruto da construção do passado, do fazer no presente, e da colheita no futuro.

18– No aspecto psicológico, qual a mensagem para os torcedores que bradam contra o trabalho da arbitragem, os jornalistas que questionam, os nossos leitores e para os árbitros e, finalmente, para aqueles que pensam em seguir esta árdua missão?
Espero que todos procurem conhecer as regras do futebol, procurem olhar para o arbitro como um ser humano, que sempre busca fazer o melhor. Que respeitem o Homem com sua origem, e não misturem os momentos da paixão com a cegueira do discernimento. Que as criticas sejam construtivas e de proveito. Que os interessados, entendam que o trabalho é intenso, sério e de grande emoção ao que compete ao senso de justiça e de fundamento arbitral.

Gostaríamos de agradecer a atenção da Dra. Marta, sabíamos que não seria diferente, pois tive o prazer de conhece-la no último Congresso da ANAF em São Paulo em Novembro de 2012 e além de uma profissional respeitada ela é um doce de pessoa, muito atenciosa e educada.Espero encontra-la em outras situações.

Acredito amigos do Notícia na Mira que vocês tenham gostado da série de matérias especiais que produzimos em nosso espaço na internet, acreditamos também que os nossos leitores ficaram conhecendo um pouco dos dirigentes e colaboradores da arbitragem nacional. Esperamos realizar outras séries e entrevistas com a cúpula da arbitragem nacional em breve.

Abraço do Paulo Lira.
APOIO:
Leia Mais ►