Image Map

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

OS QUE APITARAM MAIS NA SÉRIE "A" DO BRASILEIRÃO E AINDA ESTÃO EM ATIVIDADE.


O Departamento de arbitragem da CBF fez um levantamento dos árbitros em atividade que mais atuaram em partidas do Brasileirão Série "A".

O árbitro paulista Paulo César Oliveira foi o que mais fez partidas na elite do futebol brasileiro com 259 partidas, e os catarinenses Heber Roberto Lopes com 258 e Evandro Rogério Romam com 171 jogos foram os três primeiros colocados.

Na lista aparecem os árbitros alagoanos Francisco Carlos do Nascimento na 14ª colocação com 49 jogos e Charles Hebert que comandou apenas uma partida entre Vitória e Sport no dia 21 de Maio de 2009. Na ocasião o time baiano venceu por 1 a 0 gol de Neto Baiano aos 33 do 1º tempo. Charles está na 54ª posição da lista que contém apenas 61 árbitros.

Vamos conferir a lista:



 
01- Paulo César Oliveira - 259 partidas.
02 -Heber Roberto Lopes (PR)-258 partidas.
03-Evandro Rogério Roman (PR) - 171 partidas

14-Francisco Carlos do Nascimento (AL) 49 partidas.
54-Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL) 1 partida.
Parabéns á todos!
Para conferir toda lista com os 61 árbitros é só colar o link em seu cursor:
http://www.anaf.com.br/2014/?p=3314
Leia Mais ►

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CEAF-AL APLICA TESTE TEÓRICO FIFA NA PREPARAÇÃO DOS ÁRBITROS ALAGOANOS VISANDO A TEMPORADA 2013

foto: Paulo Lira 
A Comissão de Arbitragem de Alagoas, a CEAF-AL, presidida por Hércules Martins realizou na tarde de hoje a AVT, Avaliação Teórica, visando a preparação do seu quadro de árbitros e assistentes para o Campeonato Alagoano de 2013 que começa dia 12 de Janeiro.
E a prova foi em grande estilo, pois foi aplicada a conhecida avaliação Trivia da FIFA dividida em 20 questões de múltipla escolha onde os árbitros tinham que responder em 25 minutos no máximo. este tipo de avaliação e da forma que foi aplicada se aproxima muito da realidade vivenciada pela arbitragem quando estão atuando.

Primeiro foram os 26 assistentes relacionados, depois os 20 árbitros. A arguição foi executada na sede do Sindicato dos Radialistas, o SINDRÁDIO, na praça do Pirulito aqui em Maceió. E a única ausência dos relacionados foi a do árbitro sergipano Mário Bancilon que deverá fazer a re-avaliação com os que não conseguiram êxito nesta oportunidade.

Conversei com vários árbitros após a  avaliação e todos sem exceção elogiaram o nível e a elaboração da mesma. Mais uma vez a CEAF escutou nossos pedidos divulgando o gabarito para que os árbitros tivessem como conferir seu desempenho tornando mais transparentes as suas ações. Pois existem árbitros que vão mal na avaliação e depois ficam falando mal da Comissão. Desta vez será diferente, pois o membro terá como conferir os seus erros e acertos.

Contrariando o que é aplicado na CBF e na FIFA, a  Comissão baixou a média de 7(sete) para 6 (seis) no intuito de melhorar o nível de aprovação, na minha visão a única coisa negativa deste conjunto de medidas que foram aplicadas na avaliação desta tarde. Até porque árbitro que não sabe de regra tem que mudar de ramo. Sem condicionamento físico adequado ele até apita ou bandeira, agora sem saber as regras do jogo fica quase que impossível.

Só lembrando que hoje a tarde também a CEAF-AL encerrou seu prazo para entrega de documento para o recadastramento da Comissão.
Leia Mais ►

terça-feira, 27 de novembro de 2012

PRESIDENTE DA CEAF-PE , ERICH BANDEIRA BATE UM PAPO COM O NOTÍCIA NA MIRA E FALA DE TUDO QUE ESTA ACONTECENDO NA ARBITRAGEM NACIONAL.



O pernambucano Erich Bandeira esteve em Arapiraca neste final de semana trabalhando na partida decisiva entre ASA e CRB pela 38ª Rodada da Série "B" do Brasileirão. O Presidente da Comissão de Arbitragem de Pernambuco, o ex-Árbitro Assistente FIFA veio a capital do fumo para exercer a função de Delegado Especial da CBF, e nós não podíamos deixar de bater um belo papo com este que sem dúvida é um grande nome na arbitragem nacional.

Na entrevista Erich fala de como conseguiu erguer a arbitragem pernambucana, da atual situação da Comissão de Arbitragem Nacional, dos projetos da CBF para arbitragem, da profissionalização e de que lado esta na questão das escolas de árbitros. Uma entrevista imperdível com este grande nome da arbitragem do Brasil.


Cole este link no seu cursor para escutar a entrevista:
http://www.futebolalagoano.com/blogdopaulolira/?p=1333


ERICH BANDEIRA

Nos 18 anos de carreira dedicados à arbitragem, o pernambucano Erich Bandeira já atuou em jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Super Copa, Taça Libertadores, Pan-Americano do Rio e, logicamente, do Campeonato Pernambucano. A experiência e regularidade nos gramados lhe deram o status de assistente Fifa.
Parabéns Erich pelo que você fez e está fazendo pela arbitragem Nacional e Pernambucana.
Leia Mais ►

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ESPECIAL SÉRIE "B"


O Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão chegou ao fim e o Notícia na Mira irá fazer um balanço de tudo que aconteceu na Segundona deste ano.

OS CAMPEÕES 

O Goiás foi o grande campeão da Série "B" de 2012. A pesar de não começar bem levando uma sonora goleada por 5 a 2 para o América-RN o "Verdão do Cerrado" não se abateu e correu atrás do seu objetivo que era chegar a  1ª Divisão de 2013. O título veio como consequência de um time que tem uma estrutura invejável.
Parabéns ao Goiás pelo acesso e pelo título. O time goiano terminou com 78 pontos ganhos.




Harlei; Vítor, Lacerda, Ernando e Egídio;
Amaral, Thiago Mendes, Ramon, Ricardo Goulart e Renan Oliveira (Iarley);
Walter (Júnior Viçosa) Técnico: Enderson Moreira



 














Paulo Comelli Técnico do Cricúma.

O Criciúma foi o 2º colocado com 76 pontos  e se tivesse sido campeão não seria de estranhar pois o "Tigre" liderou muitas rodadas e tem o artilheiro da competição. 
Montou uma super estrutura e contratou um técnico acostumado a montar grandes equipes. Estou falando do Paulo Comelli ex-CRB.



O 3º na tabela foi o Atlético Paranaense do craque Paulo Baier que assim como o Goiás começou mal demais a competição e chegou a figurar por algumas rodadas na zona de rebaixamento, mas time grande é time grande o "Furacão" se recuperou e conseguiu sua vaga para a série "A" de 2013 com muito mérito. O Atlético terminou com 71 pontos, os mesmos números que Vitória e São Caetano só que com um saldo de gol positivo maior que seus adversários. (ver classificação)























E por fim o Vitória que na reta final da competição parecia que tinha perdido o fôlego chegou inclusive a sair do G4 lugar de onde praticamente começou e terminou a competição. Seria injustiça dos Deuses do futebol se o rubro-negro baiano não chegasse. Parabéns pela sua forte torcida que sempre ajudou o time em um Barradão sempre lotado. Como já falei acima o time baiano terminou empatado em pontos com o 3º e o 5º colocado mais tinha uma vitória a mais que o São Caetano. (ver classificação).
É só ver a questão da média de público. Dos dez maiores por 6 vezes a torcida do vitória deu um show de participação.
Público[i]MandantePlacarVisitanteEstádioDataRodada
138.000Goiás Goiás3–0São Paulo Grêmio BarueriSerra Dourada10 de novembro36ª
233.861Bahia Vitória3–1Goiás GoiásBarradão22 de setembro26ª
332.255Bahia Vitória1–0Alagoas CRBBarradão28 de julho13ª
431.894Bahia Vitória2–2Santa Catarina CriciúmaBarradão4 de setembro22ª
528.361Bahia Vitória0–2Paraná Atlético ParanaenseBarradão20 de outubro31ª
621.062Goiás Goiás4–0Alagoas ASASerra Dourada23 de setembro32ª
720.515Bahia Vitória1–0Rio Grande do Norte ABCBarradão6 de outubro28ª
818.179Goiás Goiás3–2Paraná Atlético ParanaenseSerra Dourada15 de setembro25ª
918.115Santa Catarina Joinville3–1Santa Catarina CriciúmaArena Joinville4 de agosto15ª
1017.740Goiás Goiás4–0Minas Gerais IpatingaSerra Dourada30 de outubro34ª
ARTILHARIA


Este é o Alagoano Zé Carlos, o "Zé do Gol", e essa cena de comemoração foi vista 27 vezes 7 a mais que Izac o segundo colocado que pertence ao América de Natal.
O Criciúma marcou 78 gols até mais que o campeão Goiás e o nosso Zé além das vezes que marcou deu várias assistências. 
Com esta marca invejável de 27 tentos o artilheiro bateu o recorde da competição que pertencia ao Alessandro do Ipatinga em 2007 e a Ueslei do Bahia em 1999 que tinham marcado 25 gols em uma mesma edição.
Parabéns ao Zé Carlos pelo feito.

O REBAIXAMENTO



O Ipatinga já tinha mostrado para que veio nesta competição e já nas primeiras rodadas e ainda no meio do campeonato já contávamos com esta equipe no descenso, caiu vencendo apenas 8 partidas em 38 rodadas.
Mas o Barueri com uma inveja danada do Ipatinga conseguiu ser pior vencendo apenas 7 vezes, outro descenso merecido por tudo que não fez no campeonato.

O Guarani tropeçou nas suas próprias pernas como a gente costuma dizer na gíria do futebol, principalmente nesta reta final onde o Bugre parecia desinteressado dentro da competição esperando o pior acontecer. E foi isso mesmo que aconteceu. Nas 6 ultimas partidas o Guarani perdeu 5 e venceu apenas uma contra o nosso ASA por 2 a 1 no Brinco de Ouro da Princesa. 

Deixei para falar do nosso CRB por último  porque acompanhei de perto toda trajetória do clube praiano nesta competição. Não podemos dizer que a sua diretoria fez o que pode, pois quando se falta algo sempre se culpa o elenco e geralmente nunca quem os contrata. 
O CRB da série "B" 2012 foi um grande laboratório, tanto na parte técnica quanto em sua montagem do elenco, jogadores estes que na minha opinião não estavam focados para ajudar o galo a se manter na segundona em 2013. Sem contar a grande quantidade de troca de técnicos durante a competição. 
A diretoria é a grande culpada pela queda sem dúvida alguma.

Algumas perguntas ficaram no ar nesta temporada.

É difícil de entender mais o atacante Luis Paulo só serviu depois que Roberval chegou. E antes?
Porque o Paulo Vitor nunca se firmou nesta equipe? Sendo que sempre que entrou, o jogador do CSE brilhou.
O que aconteceu verdadeiramente com Jucemar Gaúcho?
O que dizer da contratação de Carlinhos Bala?
E dispensas como a de Dantas, Preto e outros?
Medindo as devidas proporções podemos comparar o CRB ao Palmeiras, onde uma conquista ilusionou um elenco fraco e desnivelado para disputar uma competição difícil como a série "B".
Como um time pode se manter sem ganhar dentro de casa. Vamos relembrar:
Foram 8 jogos DENTRO DE CASA  e várias derrotas em uma fase da competição que o dever de casa dava moral e estabelecia respeito para os os adversários subsequentes.

Só para se ter uma ideia:
31/07 venceu o Ipatinga por 2 a 0 no Rei Pelé.
02/11 venceu 0 Grêmio Barueri por 2 a 1.
Três meses sem vencer diante da sua torcida.

No final ficaram as lamentações.
" Se não tivéssemos deixado o ABC empatar depois de estarmos ganhando por 3 a 0"
" Se Geovane não tivesse perdido aquele pênalti contra o Paraná"
" Se o Roberval Davino tivesse chegado mais cedo, talvez..."

Sabemos que para o CRB este rebaixamento é horrível em todos os aspectos. Acrescento dizendo que de uma forma geral para tordo o Nordeste. O "galo" tem uma apaixonada torcida, uma bela praça esportiva, precisa agora em 2013 achar o caminho das conquistas e se organizar como clube, para não deixar  isso interferir dentro de campo nem mesmo atrapalhar o planejamento do departamento de futebol. O Presidente Marcos Barbosa que estava sinalizando que ia deixar o clube, já confirmou sua presença na próxima temporada. Ele inclusive já escolheu o seu objetivo no começo do ano.
Ser bi-campeão alagoano. Achei muito pouco para quem vai disputar uma Copa do Nordeste  e precisa se preparar para tentar seu retorno para a Série "B" em 2014.

Nesta declaração presidencial só vi um motivo aparente.
Acabar com a festa do seu arque rival CSA que completará seu centenário em 2013.

Os números do CRB nesta competição:

Como mandante:
em 19 jogos; 8 vitórias, 3 empates e 8 derrotas; marcou 26 gols sofreu 26 saldo de 0. terminou a competição com 47% de aproveitamento.

Como Visitante:
em 19 jogos; 4 vitórias, 3 empates e 12 derrotas; marcou 21 gols sofreu 41 saldo de -20. terminou a competição com 26% de aproveitamento.


A GRANDE SURPRESA:


Apesar de não ter chegado entre as quatro equipes que conseguiram sucesso neste ano na Série "B" considero o Joinville de Santa Catarina a grande surpresa deste ano por ter brigado com os grandes clubes do país pelo acesso chegando em 6º na classificação geral. O JAC como é conhecido subiu em 2012 depois de ter conquistado a série "C" de 2011 em cima do nosso CRB.
Parabéns ao time catarinense.

A GRANDE DECEPÇÃO:

Marcelinho Paraíba foi uma das contratações mais caras do campeonato.

Para mim foi o  Grêmio Barueri devido a grande folha e o alto investimento, esperava que esta agremiação fosse brigar na parte de cima da tabela. Depois vimos que as contratações foram mal feitas e que não bastava ter dinheiro tinha que ter um planejamento. Caiu 
merecidamente.

NOSSO ASA E SUA PARTICIPAÇÃO


A Agremiação Sportiva Arapiraquense  fez o "feijão com Arroz" mais uma vez. A pesar de ter sentido um pouco com a saída do técnico Vica e a chegada de Heriberto da Cunha, pois já existia toda uma estrutura de trabalho montada, o time da "terra do fumo" tinha um planejamento e teve que modifica-lo o que levaria tempo e paciência, foi o que justamente não aconteceu. 
A filosofia do Heriberto chocou um pouco com os pensamentos do clube e ele não suportou a pressão, os resultados também não vinham agradando, o time chegou a entrar na zona de rebaixamento e ficar ali por perto por várias rodadas.

Mas com um trabalho pés no chão a diretoria arrumou a casa, contratou algumas peças, podemos destacar o volante Lucas, e trouxe um técnico desconhecido para muitos, mas com um conhecimento profundo no futebol. Nêdo Xavier deu outra cara ao time  que começou a ganhar e manter a sua hegemonia dentro da sua casa , ganhar os jogos no  Coaracy da Mata Fonseca foi o ponto principal para que o ASA permanecesse na série "B" em 2013.
Lúcio Maranhão reconquistou a confiança e voltou a marcar gols.

O ASA hoje é um exemplo de administração, acabaram de trocar de Presidente mais nada mudou no clube a linha é a mesma. A antiga administração saudou as suas dívidas trabalhistas e ainda deixou 600 mil reais em caixa.

Que o alvi-negro de Arapiraca continue no caminho certo, não é a toa que é o grande vencedor de títulos estaduais nos últimos 10 anos em Alagoas e também  conquistas nacionais, falo de posições em ranking de acessos, da classificação para a Copa do Nordeste e alguns anos figurando na Copa do Brasil.


MÉDIA DE PÚBLICO. 
QUEM COLOCOU MAIS TORCEDOR NOS ESTÁDIOS*?
*Esses dados foram atualizados até a 37ª rodada.

A CLASSIFICAÇÃO GERAL FICOU ASSIM:









           ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1      Goiás-GO7838239675373868.4
2 Criciúma-SC7338227978572164.0
3 Atlético-PR7138218965372862.3
4 Vitória-BA7138218959431662.3
5 São Caetano-SP71382011758382062.3
6 Joinville-SC60381791258401852.6
7 Avaí-SC5938185154442251.8
8 América-MG5538167156358548.2
9 América-RN54381412126061-147.4
10 Paraná-PR52381410145047345.6
11 Ceará-CE47381211155152-141.2
12 ABC-RN45381112155052-239.5
13 ASA-AL4438135204856-838.6
14 Bragantino-SP4438128184553-838.6
15 Boa Esporte-MG44381111165163-1238.6
16 Guaratinguetá-SP4338134214163-2237.7
17 CRB-AL4238126204767-2036.8
18 Guarani-SP41381011173647-1136.0
19 Ipatinga-MG313887233873-3527.2
20 Grêmio Barueri-SP303879223869-3126.3

Em 2013 a Série "B" vai está pegando fogo, teremos o Palmeiras disputando a competição. Até lá.

Leia Mais ►