Image Map

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FISICAMENTE A ARBITRAGEM ALAGOANA VAI MUITO BEM

Foi realizada na tarde de hoje em um quartel do exercito que fica no bairro do Farol em Maceió a Avaliação Física dos árbitros e assistentes que irão participar do Campeonato Alagoano da Segunda Divisão de Futebol Profissional de 2012.

A equipe da professora Eliane Lima instrutora da CEAF-AL mais uma vez coordenou as atividades físicas onde segundo ela foi à melhor desde que começou suas atividades na Comissão de Arbitragem. Na entrevista concedida a nossa reportagem, Eliane disse que o fato se deve ao grande interesse da própria categoria que agora esta investindo em uma preparação física adequada com treinamentos diários relacionados à resistência e também um trabalho especifico funcional que esta sendo realizado na praia da Jatiúca. A professora terminou a entrevista dizendo que na parte física os nossos apitadores e bandeirinhas estão preparados para encarar a competição que começa agora em setembro.

Foram exigidos dos participantes, 6 tiros de 40 metros em um tempo de 6,4 segundos e também 20 tiros de 150 metros em um tempo de 35 segundos por 45 de descanso.

Apenas duas pessoas não conseguiram realizar o difícil teste (os assistentes Rafael Gomes e Roberta Omena), Francisco Carlos do Nascimento e Mª de Fátima Mendonça por terem realizado os testes FIFA a menos de 15 dias não precisaram fazer a avaliação e o sergipano Mário Sérgio da Silva Bancilon não compareceu assim como o assistente Julian Ferino que não estava relacionado, segundo Hércules Martins em uma conversa informal com a nossa reportagem nos justificava a ausência do “bandeirinha” dizendo que ainda existia uma pendência financeira ainda em relação a condenação de um processo no TJD-AL e por isso o mesmo não tinha sido relacionado.

Passada a avaliação Física e o prazo da entrega dos documentos exigidos resta agora à comissão de arbitragem aplicar a AVT, ou seja, Avaliação Teórica, que já esta marcada para a próxima semana.

Para acompanhar tudo que se passa na Comissão de Arbitragem de Alagoas , a famosa CEAF, é só acessar o portal da Federação Alagoana de Futebol, ir no item do cursor ARBITRAGEM e depois que aparecer a janelinha clicar em ESCALAS, lá estão todas as informações das ações da Comissão. Diga-se de passagem, esta transparência foi por muito tempo cobrado pelo Noticia na Mira e agora atendida pela CEAF.

Ou mais fácil clicando no link: http://futeboldealagoas.net/index.php/arbitragem/escala
Equipe da professora Eliane Lima (centro da foto)

Silvio Acioli e Charles Hebert
Reinaldo Figueiredo e o Fisioterapeuta Junqueira Júnior
Leia Mais ►

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

COPA JOÃO BATISTA SUB-20 E A SUA SEMI-FINAL

A Copa João Batista de futebol Amador categoria sub-20 está chegando em sua reta final. Neste sábado teremos dois grandes jogos pela fase semi-final.
Confira os confrontos e a escala de arbitragem.

COPA JOÃO BATISTA 2012 - SUB-20

SEMI FINAL

ESCALA DOS ÁRBITROS

ESTÁDIO SEVERIANO GOMES FILHO-MACEIÓ - AL
SÁBADO /01.09.12 / 14:30 HS

C.R.B. X CORINTHIANS/AL
ÁRBITRO: JOSÉ RICARDO LARANJEIRA - FAF (foto)
ASS.1: HENRIQUE EDUARDO DA SILVA - FAF
ASS.2: GENILSON DOS SANTOS – FAF 

 ESTÁDIO ORLANDO GOMES-UNIÃO DOS PALMARES - AL
DOMINGO /02.09.12 / 14:30 HS

C.S.A X UNIÃO
ÁRBITRO: JOSÉ REINALDO FIGUEIREDO - FAF (foto)
ASS.1: ESDRAS MARIANO DE LIMA – FAF
ASS.2: LENNON MCCARTNEY FARIAS – FAF

Boa Sorte!
Leia Mais ►

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

BRIGA DENTRO DO VESTIÁRIO DOS ÁRBITROS SÁBADO NO REI PELÉ, ENVERGONHAM A ARBITRAGEM ALAGOANA

Como sempre o NM fica sabendo de tudo que esta acontecendo nos bastidores da arbitragem alagoana e relata agora pra vocês em primeira mão o que aconteceu sábado no Rei Pelé.

Quase que o pau cantava nos bastidores da arbitragem alagoana na última partida do CRB sábado no vestiário da arbitragem no estádio Rei Pelé.

Tudo porque o Presidente da comissão de arbitragem alagoana , Hércules Martins ao término da partida foi ao vestiário dos árbitros, questionar a falta de coragem do 4º árbitro Flávio Feijó de Omena para expulsar o técnico estreante Pintado do Clube de Regatas Brasil. Que na visão do Presidente não estava comportando-se adequadamente na sua área de trabalho. Inclusive o mesmo (Hércules Martins) ligou durante a partida para o delegado do jogo (Sr. Davi Holanda) exigindo que o 4º árbitro fosse ao banco de reservas do Regatão expulsar o técnico.

O bicho pegou no vestiário e se não fosse o árbitro da partida Charles Hebert para interferir, os dois iriam chegar às vias de fato.

Na ocasião o 4º árbitro até indagou, segundo relato de testemunhas que estavam no local na hora do acontecido, o que o Presidente Hércules estava fazendo no vestiário naquele momento, haja vista que o mesmo não faz parte do contexto geral do evento. Foi ai que os ânimos ficaram nervosos.

A pergunta que não quer calar. Com que direito o Presidente estadual de arbitragem tem de interferir nas condutas do quarteto de arbitragem em uma partida de futebol nacional?

Bem, é difícil acreditar em tudo que aconteceu, até porque o quarteto deu um show de arbitragem e em momento algum interferiu no resultado final do jogo. Tendo em vista que todas as rádios que cobriram o clássico deram média 9 para a participação dos mesmos no jogo.

É inadmissível que problemas pessoais envolvendo o Presidente e o árbitro mais experiente do quadro CBF da Federação Alagoana de Futebol interfiram na arbitragem alagoana. Talvez seja este o grande motivo por ela andar em linhas tortas, onde muitos reclamam de falta de oportunidade e de apadrinhamento dentro do quadro local.

É bom que esta mudança no quadro Nacional, preste atenção nestas atitudes autoritárias de alguns dirigentes locais de arbitragem.

Acho também que reclamações, correções e até mesmo este tipo de coisa deveriam ser discutidas em outra ocasião, em local mais adequado como a sala da Comissão na sede da FAF em outro dia, por exemplo, quando as mentes estão mais tranqüilas.

Quero deixar bem claro que não estou tomando partido nem para A nem para B, só que acompanho de perto a arbitragem alagoana há mais de 2 anos e sei exatamente o que aconteceu naquele vestiário.

Esperamos que fatos como este não se repitam, e que a arbitragem local ganhe proporções nacionais, pois temos um quadro que não deixa desejar pra ninguém.

E que cada um aprenda e execute a sua verdadeira função.

“Cada macaco no seu galho”. E ponto final.

Vamos procurar as partes envolvidas para exercermos o direito dos acusados de externarem seus pontos de vista e também o direito de se defender caso haja necessidade.
Leia Mais ►

domingo, 26 de agosto de 2012

COMO MELHOR DEFINIR O CLÁSSICO ALAGOANO NA SÉRIE "B"

Na tarde do ultimo sábado (25) jogaram CRB e ASA no estádio Rei Pele em Maceió, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O árbitro foi Charles Hebert Cavalcante Ferreira, com Otavio Correia de Araujo Neto e Carlos Jorge Titara da Rocha. O quarto árbitro foi Flávio Feijó de Omena. Todos (foto acima) são de Alagoas e compõem o quadro de árbitros da CBF.

Apesar da pouca idade - 33 anos completados no dia 19 de julho - Charles Hebert tem uma longa história na arbitragem brasileira e principalmente alagoana. Fez o curso de árbitro em 2000 e entrou no quadro da CBF em 2007 tendo feito o curso para árbitro promissor. Em 2008 voltou a fazer curso pela CBF, desta vez de aprimoramento. É professor de educação física, funcionario público, casado, tem uma filha e é empresário no ramo de colchões, em Maceió/AL.

Um erro em um lance marcou para sempre a carreira deste paraibano que nasceu e foi criado em Campina Grande mas reside em Maceió desde 1990. No dia 19 de setembro de 2009, aos 42 minutos do primeiro tempo do confronto entre Ceará e Paraná pela 25ª rodada da Serie B do Campeonato Brasileiro, validou um gol de mão marcado pelo atacante Wellington Silva do Paraná. Com o gol, o time paranaense derrotou o Ceará por 1 a 0, no Estádio Castelão em Fortaleza. Foi afastado pela CBF e pouco tempo depois foi julgado e absolvido pelo STJD, mas nunca por Sérgio Corrêa, o chefe do apito brasileiro demitido de suas funções na CBF recentemente. Sérgio jamais voltou a dar qualquer tipo de oportunidade para que ele pudesse provar que o ocorrido foi algo que é inerente a profissão e pode acontecer com qualquer árbitro em atividade.

No julgamento, o tribunal entendeu que houve falha técnica, mas que Charles Hebert estava posicionado corretamente no momento do lance e considerou que o erro foi um acidente de jogo.

Fato

Lembrei o triste episódio passado acima para mostrar que tem pessoas que quando comete algum tipo de erro, ele o carrega para o resto de sua vida, enquanto para outros, eles passam despercebidos.

Fui buscar na historia um lance semelhante ao descrito acima ocorrido com aquele que todos afirmam ter sido o melhor árbitro de todos os tempos do país, Armando Castanheira da Rosa Marques, ou simplesmente "Armando Marques" como é conhecido por todos

O lance ocorreu na partida entre Flamengo e Fluminense (Fla-Flu) partida valida pelo equivalente ao Campeonato Brasileiro de 1968, disputada em 13 de outubro de 1968 no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro. Aos treze minutos do primeiro tempo, o ponta-direita tricolor Wilton utilizou a mão para tirar a bola do alcance do goleiro Marco Aurélio do Flamengo como mostra a foto ao lado. Armando Marques, o melhor árbitro brasileiro de todos os tempos não viu. Na época houve muitas reclamações, mas também ficou uma lição que somente uma coisa justifica e absolve: a invisibilidade do óbvio. Ninguém enxerga o óbvio. Nem mesmo o melhor árbitro brasileiro.

Anos depois, Armando voltaria a errar de forma decisiva na partida final do campeonato paulistão de 1971, entre Palmeiras e São Paulo. A partida estava 1x0 para o tricolor, Eurico cruzou da direita e Leivinha desviou a bola com a testa para o fundo do gol. Armando Marques imediatamente anulou o gol, alegando que foi com a mão. O jogo terminou 1x0 e o São Paulo se tornou campeão Paulista daquele ano. Se tivesse terminado empatado, o campeão teria sido o Palmeiras. Anos depois, Armando Marques admitiria que o gol foi de cabeça.

Mas Armando não ficou só nesses dois erros, sua atuação voltou a alterar o rumo de pelo menos mais dois campeonatos: o Brasileiro de 74, quando anulou um gol legítimo do Cruzeiro na final contra o Vasco e o Paulista de 73, quando simplesmente errou a contagem na decisão dos pênaltis entre Santos e Portuguesa.

Mesmo com os erros, Armando se tornou um mito e após se aposentar, dirigiu a comissão de arbitragem da CBF de 1997 a 2005 e até recentemente era membro da comissão de arbitragem da Conmebol.

Nos lances relatados acima, não comparo as pessoas e nem a arbitragem de cada um, simplesmente procuro mostrar que uns podem errar sempre que nada lhe acontecerá, já outros não têm o direito de errar sob pena de carregar e pagar por este erro pelo resto da vida. Enquanto uns tem varias oportunidades na vida, outros são enterrados no primeiro erro!

CRB x ASA

Este foi o primeiro jogo que Charles apitou na Série B deste ano. Ele também fez dois pela série C, um pela Série D e atuou seis vezes como árbitro adicional na Série A. Outro ingrediente ficou por conta deste ser o primeiro jogo entre as duas equipes, depois que decidiram o Campeonato Alagoano deste ano, tendo o CRB ficado com o titulo após dez anos na fila.

1º tempo:

A partida começou com o CRB exercendo forte pressão contra a equipe de Arapiraca, foram cinco escanteios a favor do galo da Pajuçara em menos de quatro minutos.

Aos 14’, em um raro ataque do ASA no inicio da partida, o grandalhão e bom atacante Lucio Maranhão sofreu falta na entrada da área adversária que foi ignorada pelo árbitro.

Aos 25’, o lateral Jadilson do CRB fez uma falta normal de jogo e foi advertido com cartão amarelo (exagero).

Aos 30’, o ala Chiquinho do ASA, disputou a bola de forma estabanada, fez a falta sendo punido merecidamente com o cartão amarelo.

Aos 33’, o lateral Gabriel o ASA fez falta comum de jogo e foi punido com cartão amarelo pelo árbitro (exagero).

Aos 35’, Luiz Felipe do CRB fez falta comum de jogo no bom ala Chiquinho do ASA e foi punido com cartão amarelo (exagero).

Aos 36’, Lucio Maranhão desviou a bola na cobrança de falta executada por Chiquinho fazendo o gol que deu a vitoria ao ASA no confronto. Esse foi o sexto gol do atacante em clássicos no ano, o que deu a ele o papel de "carrasco" do rival. Também foi o nono marcado na Série B e o 34º do ano.

Aos 45’, o atacante Wanderley perdeu embaixo das traves o gol que seria de empate.

Aos 46’, terminou o primeiro tempo no exato momento que uma nuvem carregada despejou uma chuva forte sobre a capital dos alagoanos.

2º tempo:

Quando adentraram ao campo de jogo para disputar o segundo tempo da partida, os jogadores já não encontraram mais a chuva torrencial, que fora passageira e não alterou o estado do gramado.

O CRB voltou com uma novidade, Aloísio (Chulapa), com passagem em varias equipes do Brasil, sendo Campeão Mundial em 2005 defendendo o São Paulo, entrou na partida substituindo o apagado Luiz Felipe. Em desvantagem no placar, o CRB pressionou muito durante todo o segundo tempo, mas parou nas mãos do goleiro Gilson, que com defesas de puro reflexo foi disparado o melhor jogador da partida.

Aos 9’, aconteceu um lance que passou despercebido, mas que poderia ter sido marcado penalidade na jogada, que não seria nenhum absurdo. Em bola alçada na área do ASA, o zagueiro Fabiano deu o que poderia ser interpretado como uma gravata no atacante Aloísio, que valorizou levando o árbitro a interpretar como simulação e deixando a jogada prosseguir sem nada marcar.

Detalhe: Por ter visto o jogo pela televisão e o lance no ângulo de cima para baixo, a visão foi melhor do que a do árbitro que viu no sentido contrario e como não houve maiores reclamações, o árbitro teve sorte agindo corretamente.

Aos 20’, marcou falta inexistente do bom atacante Valdivia do ASA em cima do inexpressivo lateral Jadilson do CRB, que valorizou induzindo o árbitro a cometer o erro.

Aos 35’, mostrou corretamente cartão amarelo para o jogador Lucas do ASA.

Aos 40’, o atacante Lucio Maranhão deu o corpo chamando a falta, mas sendo tocado de forma legal, porém, o atacante valorizou e mais uma vez Charles entrou no cai-cai, jogada tão detestada e muito usada no futebol brasileiro pela covardia dos árbitros que preferem marcar a falta para não terem maiores problemas.

Aos 48, a partida foi encerrada com vitoria do ASA por 1x0.

Os assistentes trabalharam com descrição na partida, anotaram 6 impedimentos no jogo e colaboraram com o árbitro em marcações de faltas próximas da área de atuação.

Resumo:

A partida foi ruim e refletiu a posição na tabela de ambas as equipes, houve uma forte marcação, mas se respeitaram com poucas faltas e nenhuma desleal. Destaque para o goleiro Gilson, o melhor da partida, para o ala Chiquinho e Valdivia, todos do ASA. Pelo CRB o destaque positivo vai para o goleiro Cristiano que fez duas boas defesas. Já o lateral Jadilson foi o ponto negativo do time da Pajuçara, lento, sem objetividade tendo levado um baile do ala Gabriel.

O árbitro:

Charles Hebert contou com a colaboração dos jogadores tendo assim uma partida tranqüila. Poderia ter se complicado no lance em cima do atacante Aloísio no inicio do segundo tempo, mas teve sorte por não haver maiores reclamações. Além da capacidade técnica e disciplinar, um árbitro precisa e muito de contar com a sorte em determinados lances e desta vez ela não o abandonou.

Precisa administrar melhor o uso dos cartões, dos cinco amarelos mostrado durante a partida, em três deles foi muito rigoroso. Caiu em algumas simulações dos jogadores e precisa ler melhor as determinações 005B da CA/CBF que diz que no futebol existe contato e nem todo esbarrão é falta.

No contexto geral, não interferiu no resultado da partida, legitimou o resultado final como gosta de afirmar e demonstrou ser merecedor de novas oportunidades.

Ficha técnica

Campeonato Brasileiro Série B 2012 – 19ª rodada
Jogo: CRB x ASA
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió-AL
Data: 25/08/2012 (sábado)
Horas: 16h20
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (CBF-AL)
Assistente 1: Otávio Correia de Araújo Neto (CBF-AL)
Assistente 2: Carlos Jorge Titara da Rocha (CBF-AL)

Equipes:

CRB:
1- Cristiano 2- Luiz Felipe (18-Aloísio Chulapa, no intervalo) 3- Rogélio 4- Thiago Gome 6- Jadilson 5- Diego Aragão 7-Roberto Lopes 8- Gleidson 10- Geovani (17-Ricardinho, aos 30” do 2T) 11- Wanderley
9- Tiago Bezerra (15-Paulo Victor, aos 6” do 2T); Técnico: Pintado

Reservas CRB: 12-Anderson, 13-Rodrigão, 14-Vitor, 15-Paulo Victor, 16-Luis Paulo, 17-Ricardinho, 18-Aloísio Chulapa.

ASA:
1- Gilson 3- Fabiano 7- Audálio (15-Jorginho, no intervalo) 4- Edson Veneno 2- Gabriel 5- Cal 8- Lucas
10- Davi Ceará (16-Valdívia, aos 17” do 2T) 6- Chiquinho 11- Roberto Jacaré (17-Alexsandro, aos 33” do 2T) 9- Lúcio Maranhão; Técnico: Nedo Xavier

Reservas ASA: 12-Jonatas, 13-Talysson, 14-Wallisson, 15-Jorginho, 16-Valdívia, 17-Alexsandro, 18-Rogério Maranhão.

Frase: “O fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade”. (Henry Ford)

ApitoNacional
Leia Mais ►

SEBASTIÃO CANUTO O ETERNO PRESIDENTE DA CEAF-AL NO TVE SPORTS DESTA SEMANA

O TVE SPORTS desta terça-feira esta bastante interessante. Lá vão esta falando de arbitragem o eterno Presidente da Comissão de Arbitragem de Alagoas (CEAF-AL) meu amigo Sebastião Canuto da Hora e também o árbitro mais experiente do quadro nacional, Flávio Feijó de Omena. Os dois falam também do 1º Curso de Arbitragem e Regras do Futebol de Campo que começa no próximo sábado na capital de todos os alagoanos.

Convidamos também o repórter da TVE e também cronista esportivo, Sérgio Torres para abrilhantar mais ainda os nossos assuntos deste 14º programa.

Você não pode perder o 14º TVE SPORTS que vai ao ar ao meio dia e reprisa as 19 horas desta terça-feira dia em que o CRB enfrenta o Bragantino em Bragança Paulista/SP e o ASA recebe o São Caetano pela 20ª rodada da segundona do Brasileirão 2012.

Prestigiem!
Sérgio, Sebastião e Flávio convidados desta semana do TVE SPORTS.
Leia Mais ►

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

COMO FICARÁ A ARBITRAGEM ALAGOANA COM A DEMISSÃO DE SÉRGIO CORRÊA DA CBF. HÉRCULES MARTINS FALA AQUI NO NOSSO BLOG.

Sérgio Corrêa

A CBF através do presidente, José Maria Marin, comunicou a exoneração do então presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa em uma reunião ocorrida na noite da ultima terça feira (21).

Para ocupar o cargo, Marin escolheu o ex-assistente FIFA com participação em Copa do Mundo, Aristeu Leonardo Tavares, que vinha atuando desde abril como corregedor da CBF. Antes da solução caseira, a CBF tentou a contratação de Arnaldo Cezar Coelho que recusou o convite por ter até 2014, contrato firmado com a Rede Globo. Segundo as informações, a reunião que selou o destino de Sérgio Corrêa frente à Comissão de Arbitragem, terminou por volta das 23h50min desta terça feira.

A notícia caiu como uma bomba na Federação Alagoana de Futebol, principalmente na CEAF-AL, onde o atual Presidente da Comissão Estadual, Hércules Martins sentiu bastante a saída do amigo Sérgio Correia.

Ele mesmo, o Hércules, falará agora para os internautas do NM sobre este assunto e os outros relacionados à arbitragem alagoana.


Clique aqui:
http://www.futebolalagoano.com/blogdopaulolira/?p=1046
Leia Mais ►

Mª DE FÁTIMA MANDOU VER NO TESTE FIFA NO RIO DE JANEIRO.

A “Musa da Arbitragem”, a assistente Maria de Fátima Mendonça conseguiu realizar os testes físicos da FIFA com êxito.

Foram 24 tiros de 150m e também 6 tiros de 40m. Esses números correspondem ao FIFA TEST com índices femininos exigido para deixar as árbitras e assistentes aptas para trabalharem nos jogos femininos nacionais e internacionais.

Quanto ao tal sonhado escudo FIFA ou até mesmo de Aspirante a FIFA, nossa “Bandeirinha” irá depender dos critérios da C. A. CBF, pois, hoje à noite no complexo poliesportivo Célio de Barros no Rio de Janeiro onde foi realizada a avaliação todas as 22 meninas conseguiram realizar o difícil exercício no tempo exigido, inclusive as árbitras assistentes do quadro da FIFA e as Aspirantes.

Agora é só aguardar uma mudança por parte da Comissão. Ai é onde mora a dificuldade, pois precisamos de QI (quem indica) ou do interesse de quem indica.

Mais como venho dizendo, o mais importante é que pelo menos os homens da CBf olharam para nossa Alagoas, olharam para a arbitragem alagoana.

Parabéns Fátima!
Leia Mais ►

terça-feira, 21 de agosto de 2012

EM 1ª MÃO ARBITRAGEM DE CRB X ASA SÁBADO NO REI PELÉ

A Confederação Brasileira de Futebol , CBF, através da sua Comissão de arbitragem acaba de divulgar os árbitros que irão comandar os jogos do final de semana na série "B" do Brasileirão 2012.
No clássico alagoano envolvendo CRB x ASA no estádio Rei Pelé às 16h20min deste sábado dia 26 de agosto também já foi divulgado.
Em 1ª mão você fica sabendo o quarteto que estará trabalhando nesta partida:
19ª Rodada da Série "B"

Estádio Rei Pelé - 16:20 - Sábado
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira
Assistente 1: Otávio Correia de Araújo Neto
Assistente 2: Carlos Jorge Titara da Rocha
4º Árbitro: Flávio Feijó de Omena
Boa sorte à todos!
Leia Mais ►

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

VOCÊ É TORCEDOR DO CRB? ENTÃO NÃO PODE PERDER O 14º TVE SPORTS DESTA TERÇA-FEIRA.

O 14º TVE SPORTS contará com a presença ilustre do Coordenador do Curso de Educação Física do CESMAC, Rodrigo Albuquerque, do cronista esportivo Rodrigo Veridiano e um dos colaboradores do Marketing do CRB, Eduardo Ferreira.

O programa terá muita discussão em relação a atual situação dos nossos clubes nos campeonatos brasileiros das séries “B” e “D”.

Sem contar que ficaremos sabendo quais projetos o Curso de Educação física do CESMAC estarão sendo executados ainda neste mês de agosto. E também dos preparativos do departamento de Marketing do Regatão para a festa do centenário do clube. Sem contar os detalhes do 1º Curso de Regras e Arbitragem que será realizado em Setembro.

Você não pode perder amigo do NM, o 14º TVE SPORTS vai ao ar ao meio dia e reprisa as 19 horas.
Bastidores.
Meu chará Paulo Lira camêra da TVE.
Na sequência da esq. p/ dir.: Rodrigo Veridiano, Eduardo e Rodrigo Albuquerque.
Júnior de Mello.
Leia Mais ►

TUDO PRONTO PARA MAIS UMA EDIÇÃO DO CAMPEONATO COCA-COLA DE FUTEBOL INFANTIL

A bola vai rolar para mais uma edição da Copa Coca-Cola de futebol infantil, para garotos de 13 a 15 anos. As oito equipes alagoanas escaladas estiveram reunidas esta semana durante o Congresso Técnico. Representantes de equipes, pais e comissões técnicas ficaram atentos as principais regras e orientações da Copa, que vai além de uma atividade esportiva, propondo-se também a ser uma celebração à vida ativa. Durante o encontro, organizado pela equipe de marketing do Grupo Renosa, embaladora da Coca-Cola em Alagoas, foi realizado o sorteio das chaves, bem como a tabela dos jogos.

A equipe alagoana Dias de Craque, da cidade de Joaquim Gomes, grande campeã em 2011, lidera o grupo A e fará o jogo de abertura contra a equipe Vila Riquense. Os meninos de Joaquim Gomes buscam o bicampeonato. Completam a chave A as equipes Ascomal e Projeto Vamos Crescer Juntos. Já o grupo B é formado pelos times Maravilhense, CRP, Projeto Barrinha e Império Real.

Nessa fase eliminatória, cada equipe jogará três partidas e os vencedores de cada grupo seguem para grande final, dia 02 de setembro. Mas além de disputar os jogos, a garotada terá realizar outras tarefas a fim de somar pontos nessa disputa que escolherá apenas um representante alagoano que irá para etapa Nacional.

Para somar pontos e estimular à vida ativa, os atletas deverão fazer um vídeo criativo e engraçado com a dança do Passinho, coreografia ensinada pela alagoana Marta, madrinha da Copa Coca-Cola. Outra tarefa é estimular os adultos a entrar na brincadeira, fazendo vídeos dos pais e mães torcendo, vibrando, praticando alguma atividade física durante a Copa. Em Alagoas, a Copa será realizada na Vila Olímpica Albano Franco, na Cambona, de 25 de agosto a 02 de setembro. Os jogos são da fase local e eliminatória, que classificará apenas uma equipe para representar Alagoas na fase nacional.

25/08 - Vila Olímpica Albano Franco (Cambona)

Grupo A

14h00 Dias De Craque Joaquim Gomes x E.C. Vila Riquense
15h10 Ascoml AL x Projeto Vamos Crescer Juntos

Grupo B

16h20 Maravilhense x Império Real
17h30 CRP x Projeto Barrinha

Com Trapichao.com
Leia Mais ►

sábado, 18 de agosto de 2012

SUB-20 EM PLENO VAPOR

COPA JOÃO BATISTA 2012 - SUB-20

5ª Rodada

RESULTADOS DO FINAL DE SEMANA

ESTÁDIO CT NELSON PEIXOTO FEIJÓ-MACEIÓ - AL
PONTE PRETA X VILA NOVA (Adiada) 22/08

ESTÁDIO EUCLIDES MELO-MARECHAL DEODORO - AL
DEODORENSE 3 X 1 AGRIMAQ

ESTÁDIO SEVERIANO GOMES FILHO-MACEIÓ - AL
C.R.B. 2 X 1 FF SPORTS

ESTÁDIO ORLANDO GOMES-UNIÃO DOS PALMARES - AL
UNIÃO 2 X 0 SPORT ATALAIA

ESTÁDIO NELSON PEIXOTO FEIJÓ- MACEIÓ - AL
SANTA CRUZ X CORINTHIANS (Adiada) 22/08

ESTÁDIO GUSTAVO PAIVA - MUTANGE-MACEIÓ - AL
C.S.A. 1 X 0 SETE DE SETEMBRO

ESTÁDIO CORDEIRÃO-MASSAGUEIRA - AL
SÃO DOMINGOS 0 X 0  INTERNACIONAL

ESTÁDIO JUCA SAMPAIO-PALMEIRA DOS INDIOS - AL
A.S.A. 1 X 0 C.S.E.

CLASSIFICAÇÃO

Obs¹: No grupo B falta ser realizada uma rodada, marcada para 22/08.
Obs²: No grupo D o ASA aparece na segunda colocação, mas não consegue a classificação pois no regulamento da competição os critérios de desempate dão vantagem ao Sport.

Art. 8º - Para critério desempate ao termino da 1.ª fase:

 Maior número de vitórias; AMBOS COM 2

 Maior número de pontos ganhos;  AMBOS COM 8

 Vencedor do confronto direto (apenas para duas equipes); SPORT VENCEU O ASA  1 X 0

 Maior saldo de gols; AI SIM CLASSIFICARIA O ASA

 Maior número de gols feitos;

 Menor número de gols sofridos.

CLASSIFICADOS PARA A PRÓXIMA FASE:

GRUPO A :  CSA e SETE DE SETEMBRO
GRUPO B :  FALTA UMA RODADA PARA DEFINIR
GRUPO C:  CRB e REAL DEODORENSE
GRUPO D:  UNIÃO e SPORT

Fotos da partida ASA x CSE em Palmeira dos Indios:


Leia Mais ►

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CEAF-AL RESOLVE COLOCAR O QUE TEM DE MELHOR EM RODADA DECISIVA DO SUB-20

Hércules Martins Presidente da CEAF-AL

Os principais árbitros do quadro da  FAF (Federação Alagoana de Futebol) com exceção dos árbitros que fazem parte do quadro da CBF – AL estarão em ação neste final de semana pela Copa João Batista Sub-20.
Como se trata da última rodada da fase de classificação, a comissão de arbitragem de Alagoas (CEAF-AL) resolveu colocar o que tem de melhor, já como forma de incentivá-los também para a Segunda Divisão do Alagoano 2012 que começa agora no mês de Setembro.

Confira os jogos e as escalas deste final de semana decisivo no Amador SUB-20:
COPA JOÃO BATISTA 2012 - SUB-20
  5ª Rodada
ESCALA DOS ÁRBITROS

ESTÁDIO CT NELSON PEIXOTO FEIJÓ-MACEIÓ - AL
DOMINGO /19.08.12 / 09:00 HS
PONTE PRETA  X  VILA NOVA        
ÁRBITRO: SILVIO ACIOLI DOS SANTOS - FAF
ASS.1: CARLOS JORGE TITARA DA ROCHA –CBF/AL
ASS.2: ASSISTENTE SANTOS - FAF
DESTAQUE

ESTÁDIO EUCLIDES MELO-MARECHAL DEODORO - AL
SÁBADO /18.08.12 / 15:00 HS
DEODORENSE  X  AGRIMAQ       
ÁRBITRO: GEORGE ALVES FEITOZA  - FAF(FOTO)
ASS.1: WLADSON MICHELLANGELO OLIVEIRA- CBF/AL
ASS.2: DOUGLAS LINO DA SILVA  - FAF

ESTÁDIO SEVERIANO GOMES FILHO-MACEIÓ - AL
SÁBADO /18.08.12 / 15:00 HS
C.R.B.  X  FF SPORTS     
ÁRBITRO: RAFAEL CARLOS SALGUEIRO - FAF
ASS.1: ADEILTON GUIMARAES DA HORA – CBF/AL
ASS.2: HENRIQUE EDUARDO DA SILVA – F

ESTÁDIO ORLANDO GOMES-UNIÃO DOS PALMARES - AL
SÁBADO /18.08.12 / 15:00 HS
UNIÃO  X  SPORT ATALAIA   
ÁRBITRO: JOSÉ REINALDO FIGUEIREDO - FAF
ASS.1: RONDINELLE DOS SANTOS TAVARES – CBF/AL
ASS.2: LENNON MCCARTNEY FARIAS  – FAF

ESTÁDIO NELSON PEIXOTO FEIJÓ- MACEIÓ - AL
DOMINGO /19.08.12 / 09:00 HS
SANTA CRUZ  X  CORINTHIANS         
ÁRBITRO: RAFAEL BRUNO LIMA  - FAF
ASS.1: MAXWELL ROCHA DA SILVA – FAF
ASS.2: RAFAEL PRADO GULARTE – FAF

ESTÁDIO GUSTAVO PAIVA - MUTANGE-MACEIÓ - AL
DOMINGO /19.08.12 / 15:00 HS
C.S.A.  X  SETE DE SETEMBRO  
ÁRBITRO: JOSÉ RICARDO LARANJEIRA  - FAF
ASS.1: THALIS AUGUSTO MONTEIRO – CBF/AL
ASS.2: ESDRAS MARIANO DE LIMA – FAF

ESTÁDIO CORDEIRÃO-MASSAGUEIRA - AL
SÁBADO /18.08.12 / 15h00
SÃO DOMINGOS  X  INTERNACIONAL
ÁRBITRO: HÉLDER AQUINO BRASILEIRO - FAF
ASS.1: PEDRO JORGE DOS SANTOS – CBF/AL
ASS.2: BENILSON DOS SANTOS - FAF
ESTÁDIO JUCA SAMPAIO-PALMEIRA DOS INDIOS - AL
SÁBADO /18.08.12 / 15:00 HS
A.S.A.  X  C.S.E.  
ÁRBITRO: LUIZ MARIANO CASTRO - FAF
ASS.1: OTÁVIO CORREIA DE ARAÚJO – CBF/AL
ASS.2: RAQUEL FERREIRA BARBOSA – FAF

Boa Sorte !
Leia Mais ►

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CORINTHIANS ALAGOANO VENCE A GRANDE FINAL DO SUB-15

O Corinthians Alagoano fez valer o seu favoritismo ao conquistar mais uma vitória sobre o Lisbonense na grande decisão que definiu o Super Campeão Alagoano na categoria Sub-15. Como já havia conquistado uma vitória convincente na primeira partida, por 5 a 0, no Nelsão, o Tricolor mostrou superioridade no 2º jogo e soube administrar a ampla vantagem vencendo o duelo por 1 a 0. O duelo foi disputado no Estádio Cleto Marques Luz no Tabuleiro.
A vitória serviu para consolidar o momento positivo do clube nesta temporada. O gol da vitória foi marcado por Weslley aos 15 minutos do primeiro tempo. A base do Corinthians conquistou o título Estadual em quase todas as categorias em 2012. O brilhante trabalho pelo departamento de futebol amador do Timão e a soberania do clube foi reconhecida pelos membros da Federação Alagoano de Futebol (FAF).

O Corinthians enfrentou o Lisbonense com Hugo; Wendell, Inácio, Douglas e Rogério; Antônio Carlos, Wellington, Fábio e Inha; Weslley e James. Técnico: Eduardo Neto
Leia Mais ►

CHICÃO SOBRA NO TESTE FIFA E MANTÊM SEU ESCUDO

Ontem a noite no Complexo Esportivo Célio de Barros no Rio de Janeiro, foram realizadas as baterias do TESTE FIFA MASCULINO para composição da relação internacional 2013, para árbitros e assistentes, e nelas estava o nosso FIFA Francisco Carlos (Chicão), que passou com sobras na avaliação física, demostrando todo seu excelente condicionamento.
Parabéns Chicão! Na próxima terça (21), será a vez da Assistente CBF Maria de Fátima tentar galgar seu escudo de Aspirante ou até mesmo da FIFA.

Com Apito Nacional e Sindafal.
Leia Mais ►

CRB PERDE DIANTE DO SEU TORCEDOR E CRISE SE ESTABELECE.

Escrito e fotos por Esporte Alagoano - Alberto Oliveira

Já faziam mais de 120 dias que o CRB não sabia o sabor de uma derrota em casa. Até esta rodada, a única derrota no Rei Pelé tinha acontecido no dia 18 de maior na abertura da Série B, diante do Bragantino, por 2 a 0. As tristes coincidências começam a partir dai. Pouco mais de 120 dias depois, o CRB volta a sofrer uma derrota em casa, pelo mesmo placar: 2 a 0.
Desta vez, a derrota foi para o Ceará que com dois gols Itamar garantiu uma vitória muito importante. Com duas derrotas consecutivas na Série B, o CRB começa a perder posições e ver equipes que estavam bem distantes, diminuírem a diferença. Agora o CRB ocupa a 12ª posição com mesmos 21 pontos.
Já o Ceará destacou-se com mais três pontos, ultrapassou o CRB, somando 24 pontos na11ª colocação. Na próxima rodada, o CRB jogará diante do Guarani no Estádio Brinco de Ouro da Princesa.
Já o Ceará também fará uma partida fora. Enfrentará o Bragantino em Bragança Paulista.

Ficha Técnica

CRB (AL) 0 x 2 Ceará (CE)

Campeonato Brasileiro – Série B – 17ª Rodada
Local: Estádio Rei Pelé (Maceio-AL)

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistente 1: Marrubson Melo Freitas
(DF)
Assistente 2: Adson Marcio Lopes Leal (BA)
4º Árbitro: Flávio Feijó de Omena (AL)

Renda e Público: não divulgados
Cartões Amarelos: Daniel Marques, Bruninho, Thiego (Ceará)
Gols: Itamar (Ceará) 3’ e 22’ do 1º tempo
Equipes:

CRB: Cristiano, Diego Aragão, Rogélio, Tiago Gomes e Jadilson; Roberto Lopes(Mineiro) (Paulo Victor), Gleidson, Luciano (Luis Paulo)e Geovani; Aloísio Chulapa e Thiago Bezerra; Técnico: Roberto Fonseca

Ceará: Fernando Henrique, Paulo Sérgio, Thiego, Daniel Marques e Márcio Careca; Heleno, Juca, João Marcos e Bruninho(Euzébio); Luiz Henrique(Robert) e Itamar(Misael); Técnico: P. C. Gusmão

Algumas fotos desta terça-feira no Rei Pelé:
Juca meia do Ceará.
Minha amiga Charlene Araújo da Rádio Gazeta - AM encorporando o ET de Spielberg. Muito bom.
Fernando Henrique goleiro do Ceará.
Ao lado dos companheiros das rádios cearenses entrevistando o volante Heleno do Ceará.
Leia Mais ►