Image Map

quinta-feira, 31 de maio de 2012

BATE PAPO DESCONTRAIDO E PRODUTIVO.

Fiquei muito feliz de ter sido convidado pelo companheiro Wyderlan Araújo para participar ao vivo do seu programa BIG Sports no canal 25 da TV Mar, TV por assinatura da NET.

Um programa dinâmico onde fomos falar dos bastidores da Federação Alagoana de Futebol e seus seguimentos, principalmente de como anda a arbitragem alagoana.

Wyderlan uma das grandes revelações do rádio esportivo alagoano dos últimos anos tornou-se sem dúvida um dos mais importantes profissionais da crônica de Alagoas. Fizemos o curso de Rádio e começamos no mesmo prefixo na mesma época, a rádio comunitária Mar Azul na equipe montada por Paulinho Guedes. Um tempo de aprendizado. Hoje continuamos aprendendo em outras emissoras. O “Canhão”, como brincamos ao nos referirmos ao Wyderlan, está na cobertura diária do CSA para a equipe da Rádio Jornal fazendo um excelente trabalho. Parabéns.

Estamos juntos parceiro.

Mais uma vez, obrigado pelo convite.
Leia Mais ►

É ASSIM QUE SE FAZ COMISSÃO. PARABÉNS.

Parece que a CEAF-AL resolveu escutar nossas súplicas e voltar a fazer as coisas certas.
Recebi ontem a noite a escala dos jogos do final de semana dos Campeonatos Sub-15 e Sub-18 com e sem representação profissional. (não da CEAF, a quem já pedi diversas vezes que nos enviasse para divulgarmos, e sim de um anônimo colaborador)

Faço questão de mostrar a vocês amigos leitores que a Comissão de Arbitragem de Alagoas de forma acertada resolveu olhar com mais carinho para o maior produto do nosso futebol amador, o Sub-18 com Representação Profissional, esta mesma competição qualifica duas equipes do nosso Estado para participar do maior campeonato do Brasil na categoria, a Copa São Paulo de Futebol Juniores.

É só você mesmo olhar a escala e perceber que até o árbitro mais experiente do quadro da CBF esta escalado para o clássico da rodada. Muito legal, não é?

Acho que agora voltaremos a elogiar a Comissão. Pelo menos por esta atitude.

O futebol Amador de Alagoas agradece.

E aproveitando a oportunidade, para quem tinha esquecido o melhor árbitro de 2011 e virtualmente o melhor de 2012 do Campeonato Alagoano, o nosso experiente George Alves Feitoza, ele está também escalado neste final de semana em uma outra competição promovida pela Federação Alagoana de Futebol através do seu departamento amador, o Sub-50. Uma boa chance para os fãs do árbitro observarem o George novamente em ação, já que ele só voltará a atuar em setembro na Segunda Divisão do Alagoano deste ano, conseguindo êxito claro nas rigorosas avaliações da CEAF-AL. (Teste Teórico e Físico)

Confira a escala:

Boa sorte à todos!
Leia Mais ►

DE 4º ÁRBITRO NO ALAGOANO a AAA NO BRASILEIRÃO

Observando as escalas da CBF divulgadas hoje no site oficial da entidade, observei que o Chicão, o nosso FIFA, apesar de ter feito uma boa partida na rodada inaugural entre as equipes da Ponte Preta x Atlético/MG, tanto é que foi para o sorteio da segunda rodada, na partida entre Fluminense x Figueirense, no entanto perdeu.


Para minha surpresa, o mesmo entra em duas rodadas seguidas, a 3ª e a 4ª, todos os dois jogos em Recife, como AAA (Árbitro Assistente Adicional) nomeclatura utilizada para os novos "vigilantes de trave", não que a função não seja importante, mas vi que ele é o único FIFA a está em ação nesta função.

Mas não posso nem falar muito da CBF, pois se aqui no nosso Alagoano, o mesmo não participou da primeira rodada, e ainda teve a estréia do seu escudo FIFA no alagoano como árbitro reserva. Então o que reclamar da CBF?

Apenas irei desejar sorte na nova função e mais prestígio ao nosso FIFA.

Já até liguei para o Francisco perguntando se ele quer fazer o curso técnico de Rádio. Pois quem fica em fundo de gol é repórter Sr. Sérgio. E o que sei, é que o Chicão nem treinado foi nesta última visita dos instrutores que aqui estiveram.

Mas que algo esta errado esta, pois o FIFA de AAA, o CBF 1 só vai para os sorteios em uma coluna, o CBF 2 várias rodadas na suplência da série “B”, acho que as peças deste xadrez estão posicionadas de forma errada. Espero que tudo isso não passe apenas de um erro da Comissão Nacional. Espero.

Sr. Sérgio Correa dá para nos responder o porque disso tudo, ou não?

Confira os jogos onde o Francisco Carlos do Nascimento irá trabalhar:



Leia Mais ►

quarta-feira, 30 de maio de 2012

CRB E ASA JOGAM NO FIM DE SEMANA NA SÉRIE "B" E ARBITRAGEM JÁ FOI DEFINIDA, CONFIRA.

Estádio: Serra Dourada, em Goiânia (GO).
Árbitro: PERICLES BASSOLS PEGADO CORTEZ/FIFA-RJ (foto)
Auxiliares: CESAR AUGUSTO DE OLIVEIRA VAZ (DF) e PAULO CESAR SILVA FARIA (MT)
Quarto Árbitro: OSIMAR MOREIRA DA SILVA JUNIOR(GO)

Estádio: Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL). 16h20min
Árbitro: FRANCISCO DE ASSIS ALMEIDA FILHO/CE (foto)
Auxiliares: ARNALDO RODRIGUES DE SOUZA/CE e MARCOS A DA SILVA BRIGIDO/CE
Quarto Árbitro: JOSEVALDO BISSARRIA DE MELO/AL

Boa Sorte!
Leia Mais ►

O CHEQUE, A CANETA E A ASSINATURA

Em tempos eleitorais vividos por alguns dos principais clubes brasileiros, a memória e as lembranças dos idos tempos de dirigente rondam meus pensamentos.

Fico lembrando tantos fatos e tantos “causos” e principalmente do trinômio “cheque, caneta e assinatura”, fundamental para o futebol.

Para se ter um talão de cheques é preciso possuir uma conta bancária...
Para preencher um cheque vinculado a uma conta bancária é preciso ter uma caneta e “com tinta”, a famosa “caneta cheia”...
E para assinar um cheque (que tem por detrás uma conta bancária) é preciso ter coragem...
Como pagar o quanto a pagar? Como saldar a quantia a ser saldada? Como cumprir tempestivamente os compromissos?

Como cortar matematicamente despesas geometricamente crescentes? Como administrar os passivos herdados? Como conviver com o “sonho de sonhadores do passado”?

Como encarar as cobranças do dia a dia sempre vinculadas a resultados? E que não se esqueça nunca: futebol é resultado! O resto é balela.

Estas (dentre outras) perguntas povoam a mente dos dirigentes e delas derivam as responsabilidades de uma assinatura, de ter que possuir uma “caneta cheia” e de manter a conta corrente viva financeiramente, de modo a suportar os desembolsos fantásticos, diários e nem sempre previsíveis ou orçamentários.

Antes de um cheque assinado é preciso ter dinheiro correspondente ao valor comprometido e nem sempre isso é corriqueiro no futebol, um “mundo” diferente, caríssimo, irreal (ou seria surreal?), exigente, passional, repleto de pressões, agílimo e complexo.

Muitos clubes ainda sobrevivem das bilheterias de seus jogos e alguns poucos já se sustentam com contribuições de quadros sociais, verbas televisivas e patrocinadores/parceiros diversos. Mas mesmo aqueles que possuem grandes incentivos financeiros cada vez são obrigados a gastar mais, a investir mais, tipo um “buraco sem fundo”.

A “ciranda financeira” de um clube de futebol não é tarefa fácil e não comporta amadores.

Aliás, amadores não possuem cheque, caneta e não assinam nada, só alimentam ilusões que o tempo se encarrega de jogar ao vento. É o tempo e o vento...

Fica a dica.
Domingos Moro.
Leia Mais ►

terça-feira, 29 de maio de 2012

TEM AMIGO SAFADO QUEM PODE. rsrsrsss

Não podia deixar de compartilhar esta brincadeira que os meus amigos Roque Júnior, Júnior Beltrão, Charles Hebert e mais uma ruma de cabra de peia que a todo o momento fica tirando sarro da alma do cara.
Valeu rapaziada.
E amigo leitor aproveitem bastante esta caricatura.
Eu particularmente ainda não parei de rir desde que vi.

ADENDO:
Descobri na manhã desta quarta-feira que quem fez essa caricatura foi o meu amigo Marcus André de Melo o (Bin Laden de Alagoas) e que ainda tem o dedinho também do Flávio Feijó.

Rapaz às notícias correm. Já pensou no lote de amigos que eu fui arrumar , em? rsrsrssss
Leia Mais ►

CEAF ALAGOAS PRIORIZA JOGOS INTERNOS ESCOLARES E ESQUECE O SUB-18 NA RODADA FINAL DE CLASSIFICAÇÃO

Esta comissão de arbitragem de Alagoas, a CEAF-AL, presidida pelo Sr. Hércules Martins é mesmo uma piada.

Parece até que estou perseguindo, mas não é verdade. Procuramos ver o que de certo tem feito os seguimentos da Federação Alagoana de Futebol e esbarramos sempre nos erros grosseiros desta Comissão.
Sempre com os mesmos problemas e as velhas práticas.
Como se não bastasse encobrir um assistente amigo que também não deu a mínima atenção ao campeonato sub-18 quando faltou uma partida desta mesma competição.

Desta vez no intuito de beneficiar e agradar um amiguinho o Sr. Hércules passou até por cima do seu vice Alton Olimpio (responsável pelas escalas amadoras) e preparou a escala dos jogos decisivos do final de semana dos campeonatos amadores sub-15 e sub-18, tudo para mandar os mais rodados árbitros para os jogos internos de um colégio importante da nossa capital. Deixando de priorizar principalmente o campeonato sub-18 com representação profissional, a mais importante competição amadora do futebol de Alagoas em sua fase decisiva de classificação.
Jogos como Jaciobá e Internacional em Pão de Açúcar que por si só já é um jogo acirrado por causa da rivalidade existente entre estas duas equipes, onde estive presente e fui testemunha das velhas catimbas, confusões, rivalidade entre torcedores e etc...  Vejam o que ele fez.
O Sr. Hércules em uma prova de total irresponsabilidade escalou um árbitro sem expressão. Enquanto os jogos escolares como vocês podem observar nas fotos estavam recheadas das grandes promessas da nossa arbitragem, até um aspirante CBF iria apitar os joguinhos da escola. Um absurdo. Um descaso total com o nosso futebol amador, e olhe que a CEAF faz parte da Federação Alagoana de Futebol e devia principalmente nestas competições ser parceira do departamento Amador.

Citei apenas esta partida porque estava lá e acompanhei tudo de perto, onde o Inter precisava de uma vitória para se classificar e o Jaciobá já fora da competição não perderia a chance de eliminar o seu maior rival.

Com uma excelente arbitragem do Aspirante CBF José Reinaldo Figueiredo a partida terminou bem, com uma vitória do Jaciobá eliminando o Inter da próxima fase.

Se não fosse o Departamento Técnico da FAF que acompanha as escalas e os jogos do amador com atenção, esta rodada poderia não terminar.
Que coisa em? Como se não bastasse o Gustavo Feijó e os dirigentes de clubes mandarem e desmandarem nas escalas dos árbitros da 1ª divisão do Profissional, agora os dirigentes da FAF estão mandando também nas escalas amadoras.

Estamos relatando isso para que as coisas mudem de uma vez por todas na arbitragem alagoana, em outras épocas a CEAF-AL era digna de elogios, infelizmente nos últimos episódios só tem cometido erros, como nós estamos sempre comprometidos com as verdades dos fatos doa a quem doer, estamos criticando para que um dia possamos voltar a elogiar.

Nada contra os escalados inicialmente, mas já dizia o poeta treinador: “ jogo é jogo, treino é treino”
Leia Mais ►

segunda-feira, 28 de maio de 2012

SUB-15 E SUB-18 ENTRAM NA RETA FINAL

Começa neste sábado (02) a segunda fase do campeonato alagoano de futebol amador nas categorias sub-15 e sub-18 com representação profissional. Por terem feito melhores campanhas na primeira fase, CSA, ASA, Comercial e Corinthians no sub-15, jogam por dois resultados iguais. Já no sub-18, CSA, CSE, CRB e Corinthians ficaram com a vantagem.

Confira os confrontos

Sub-15
F.F. Sports x CSA – 15 horas – Municipal - S. Miguel dos Milagres
Vila Nova x Corinthians – 15 horas – Élvio Lins - Flexeiras
CRB x ASA – 13h30 – Pajuçara - Maceió
CSE x Comercial – 15 horas – Juca Sampaio - Palmeira dos Índios

Sub-18
Dínamo x CSA – 15 horas – Mutange - Maceió
Coruripe x CSE – 15 horas – Gerson Amaral - Coruripe
Igreja Nova x Corinthians – 15 horas – Ferreirão - Igreja Nova
CRB x ASA – 15 noras – Pajuçara - Maceió

Fonte: Ascom/FAF
Boa sorte !
Leia Mais ►

TVE SPORTS EM SEU SEGUNDO PROGRAMA JÁ SE TORNOU UMA REALIDADE.

O segundo programa TVE Sports foi gravado hoje à tarde e será exibido amanhã naquele mesmo horário de sempre,12h e reprisado ás 19h.

Tivemos a participação do Cronista Fernando Murta e do árbitro e Presidente do Sindafal Charles Hebert , o Jorge VI chegou no final da gravação devido ao louco transito de Maceió, mais garantiu que na próxima segunda estará fazendo parte da bancada do terceiro programa.

Com a ausência do apresentador Tony Santos por causa de uma virose, ficou para o outro apresentador Júnior de Melo a sua condução, que por sinal foi muito bem.

Confiram amanhã e me digam se o programa esta ou não pegando corpo e ficando interessante?
Tenho certeza que chegaremos aos objetivos rapidamente.
Agora vamos pensar no próximo.

Obrigado pela audiência.
Leia Mais ►

domingo, 27 de maio de 2012

AMADORES E SEUS RESULTADOS DO FINAL DE SEMANA

SUB-18 - Com representação 2012 - Turno único

GRUPO A

Coruripe 9 x 0 Comercial Gerson Amaral - Coruripe
São Miguel 2 x 5 FF Sports À definir
Sete de Setembro x São Luiz João Batisa - Tabuleiro CANCELADO
CSA 2 x 1 Sport Mutange - Maceió

GRUPO B

CRB 1 x 1 União Pajuçara - Maceió
Vila Nova 0 x 2 Dínamo Élvio Lins - Flexeiras
São Domingos 5 x 1 Capelense Cordeirão - Massagueira
Murici 1 x 2 Corinthians José Gomes - Murici

GRUPO C

Jaciobá 2 x 1 C.S. Internacional Elísio Maia- Pão de Açúcar
CSE 7 x 1 Igreja Nova Juca Sampaio - Palmeira dos Índios
Ipanema 0 x 2 ASA Arnon de Mello - Santana do Ipanema
CEO x Penedense Edson Matias - CANCELADO

CLASSIFICAÇÃO

Grupo A

1 CSA 17 
2 Coruripe 13 
3 FF Sports 12 
4 Sport 11
5 Sete de Setembro 7 
6 São Miguel 7
7 São Luiz 5
8 Comercial 2

Grupo B

1 Corinthians 18
2 CRB 16
3 Dínamo 13 
4 União 13
5 São Domingos 7
6 Vila Nova 7
7 Capelense 4 
8 Murici 2

Grupo C

1 ASA 19
2 CSE 15 
3 Igreja Nova 12 
4 C.S. Internacional 11 
5 Jaciobá 7 
6 Penedense 6
7 CEO 6
8 Ipanema 2

Quartas-de-Final

02/06 15:00 Sáb Dínamo x CSA Mutange - Maceió
02/06 15:00 Sáb Coruripe x CSE Gerson Amaral - Coruripe
02/06 15:00 Sáb Igreja Nova x Corinthians Ferreirão - Igreja Nova
02/06 15:00 Sáb CRB x ASA Severiano Gomes - Pajuçara

SUB-15 - Com representação 2012 - Turno único

Fase de Classificação - Grupo A
Sete de Setembro x São Luiz João Batista - CANCELADO
São Miguel 1 x 9 FF Sports

Fase de Classificação - Grupo B
Vila Nova 3 x 2 Dínamo Élvio Lins - Flexeiras
Murici 0 x 6 Corinthians José Gomes - Murici

Fase de Classificação - Grupo C
Igreja Nova 0 x 0 ASA Ferreirão - Igreja Nova
CSE 2 x 1 Igreja Nova Juca Sampaio - Palmeira dos Índios

CLASSIFICAÇÃO

Grupo A

1 CSA 12 
2 Comercial 12 
3 FF Sports 7 
4 São Luiz 4
5 Sete de Setembro 3 
6 São Miguel 0 

Grupo B

1 Corinthians 12 
2 CRB 5
3 Vila Nova 5 
4 Dínamo 4 
5 Murici 1 

Grupo C

1 ASA 4
2 CSE 3
3 Igreja Nova 1

Quartas-de-Final
02/06 13:30 Sáb CRB x ASA Severiano Gomes - Pajuçara
02/06 15:00 Sáb CSE x Comercial Juca Sampaio - Palmeira dos Índios

Quartas-de-Final - Grupo A
02/06 15:00 Sáb FF Sports x CSA Municipal - Porto da Rua

Quartas-de-Final - Grupo B
02/06 15:00 Sáb Vila Nova x Corinthians Élvio Lins - Flexeiras

SUB-18 - Sem representação 2012 - Turno único

Fase de Classificação
 8ª rodada
União Desportiva 0 x 2 Santa Cruz Cleto Marques - Maceió
ALFA 6 x 0 Zumbi Euclides Mello - Marechal Deodoro
Agrimaq 2 x 0 Guarany Cleto Marques - Maceió
Real Deodorense 11 x 0 Lisbonense Euclides Mello - Marechal Deodoro
Internacional 1 x 2 AZP Cleto Marques - Maceió
Pajuçara 3 x 4 Bocamatense Cleto Marques - Maceió

CLASSIFICAÇÃO

1 Real Deodorense 24 
2 AZP 16
3 Santa Cruz 14
4 Agrimaq 13 
5 União Desportiva 13
6 ALFA 10 
7 Bocamatense 10
8 Pajuçara 7 
9 Zumbi 7 
10 Guarany 6
11 Internacional 4 
12 Lisbonense 0
 
SUB-15 - Sem representação 2012 - Turno único

Fase de Classificação
8ª rodada

Real Deodorense 1 x 2 Lisbonense Euclides Mello - Marechal
Internacional 2 x 0 AZP Cleto Marques - Maceió

CLASSIFICAÇÃO

1 Internacional 15
2 Lisbonense 10
3 Pajuçara 6
4 Santa Cruz 6
5 Zumbi 6 
6 Real Deodorense 5 
7 AZP 2
8 Agrimaq 0
Leia Mais ►

SPORT UMA RAZÃO PARA VIVER

A Revista Placar fez um levantamento para comparar a média de público das torcidas brasileiras na "era dos pontos corridos" do campeonato brasileiro e o Sport ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o Flamengo, que nesse período ganhou um campeonato em 2009 e por isso teve sua média impulsonada para ser a maior, além de ter mandado seus jogos em no maior estádio do país em boa parte dos seus jogos.

O Sport está jogando sua 4ª participação no Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos e sua torcida tem sido um espetaculo à parte como sempre, e em 2012 tudo indica que brigará novamente para ter a maior média de público da competição, pois na primeira rodada colocou o maior público do campeonato que ainda não foi ultrapassado por nenhum outro adversário.

No diia 06 de Julho a Ilha do Retiro vai receber o jogo entre Sport x Palmeiras, com certeza será outro grande público do campeonato brasileiro, afinal de contas o Sport Club do Recife tem uma torcida que não se cansa de bater recordes.

1° Flamengo - 23.321
2° Sport - 21.484
3° Corinthians - 20.331
4° Fortaleza - 19.928
5° Atlético-MG - 19.362
6° Grêmio - 19.121
7° Ceará - 18.458
8° São Paulo - 18.354
9° Bahia - 18.328
10° Cruzeiro - 17.503
11° Internacional - 17.204
12° Paysandu - 15.836
13° Coritiba - 13.377
14° Fluminense - 15.200
15° Palmeiras - 14.395
16° Náutico - 14.000
17° Botafogo - 13.815
18° Atlético-PR - 13.686
19° Brasiliense - 13.479
20° Vasco - 12.437
21° Vitória - 11.215
22° Goiás - 10.983
23° Figueirense - 10.049
24° Santa Cruz - 9.876
25° Santos - 9.533

É ou não é a maior torcida de Pernambuco?
Aqui agora quem esta falando é o torcedor Paulo Lira, e não se fala mais nisso. rs.
Abraço do PL.
Leia Mais ►

sábado, 26 de maio de 2012

ARBITRAGEM DE CRB E ASA NA TERCEIRA RODADA DA SÉRIE "B"

Um trio paraibano para apitar CRB e Guaratinguetá/SP nesta terça-feira (29) às 19h30 no estádio Rei Pelé, pela terceira rodada da série B. Confira.

Árbitro: JOAO BOSCO SATIRO DA NOBREGA/PB. (foto)

Auxiliares: MARCIO FREIRE LOPES/PB e BRONEY MACHADO/PB.

Quarto Árbitro: JOSEVALDO BISSARRIA DE MELO/AL
Um trio capixaba vai comandar a partida entre Ipatinga/MG e ASA nesta terça-feira (29) às 21h50 no estádio João Lamego, em Ipatinga, pela terceira rodada da série B. Confira.

Árbitro: PABLO DOS SANTOS ALVES/FIFA/ES .(foto)

Auxiliares: RAMIRES SANTOS CANDIDO/ES e EDSON GLICERIO DOS SANTOS/ES.

Quarto Árbitro: CLEISSON VELOSO PEREIRA/MG

Boa sorte!
Leia Mais ►

sexta-feira, 25 de maio de 2012

NOSSO QUADRO DE ÁRBITROS CBF

Como prometemos, começaremos hoje a divulgar os nossos árbitros e assistentes que fazem parte do quadro nacional de arbitragem.

E a primeira é a árbitra assistente Maria de Fátima Mendonça Trindade a “Musa” da arbitragem alagoana, confira:

Nome: Mª de Fátima Mendonça da Trindade
Idade: 25 anos
Naturalidade: Maceió/Al
Quando começou na arbitragem e o porque:
Minha formação no curso de árbitros foi em dezembro de 2007, mas comecei a atuar em janeiro de 2008, portanto fiz 4 anos de arbitragem. Sempre gostei de futebol e tinha um professor de história que era árbitro da CBF, Rosivaldo Aureliano (faleceu ano passado), e sempre admirei bastante o trabalho dele e quando conclui o ensino médio pedi pra ele me avisar quando tivesse um curso de árbitros, após 1ano e meio ele me ligou avisando no ultimo dia de inscrição, ai fui lá fiz uma prova e me inscrevi e na semana seguinte o curso começou.
Quando entrou no quadro da CBF e como chegou lá:
Entrei no quadro da CBF em junho de 2009. A caminhada até chegar na CBF foi de 1 ano e meio, trabalhando nas competições amadoras e 2ª divisão foi onde abriu as portas, mas também, a carência no quadro feminino facilitou a minha entrada, por que necessitava de alguém no quadro e a partir daí que fui dando maiores passos na arbitragem.
Fato interessante que aconteceu neste tempo:
Ser convidada por um outro estado (Aracajú/Sergipe) para trabalhar numa final da 2ª divisão com um quinteto feminino. Ás vezes não somos reconhecidos dentro do nosso próprio estado e não esperava receber esse convite, não foi uma escala da CBF fizeram contato com a CEAF e solicitaram a minha presença lá. Fique extremamente feliz por saber que tem sempre alguem que acompanha o nosso trabalho.
Qual o jogo mais importante:
BRASIL X CHILE - Foi um Jogo feminino, mas se tratando de seleção Brasileira foi um nível acima de todos profissionais que trabalhei, o jogo foi transmitido internacionalmente.
O que você espera da temporada 2012:
Espero que seja um ano cheio de realizações para todos da arbitragem Alagoana, pois, a mesma tem evoluído bastante nesses últimos anos. Acredito que pra mim será um ano cheio de oportunidades devido a indicação para o quadro masculino, onde irei fazer o teste esse mês, e a partir daí espero ser mais uma representante feminina em competições masculinas nacionais, onde estarei realizando mais uma conquista.
Considerações finais:
Agradeço a oportunidade do site para que as pessoas conheçam um pouco da nossa história e da nossa paixão pelo futebol. Continuem postando e fazendo entrevistas sobre o mundo da arbitragem e do futebol. São sempre interessantes e faz as pessoas refletirem sobre o assunto.

O próximo será o Árbitro Assistente Pedro Jorge Santos Araújo. Aguardem.
Leia Mais ►

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ARBITRAGEM DAS PARTIDAS DOS REPRESENTANTES DE ALAGOAS NA SÉRIE "B".

Enquanto as séries “C” e “D”do Brasileirão vivem seus calvários nas esferas jurídicas, a Segundona segue seu curso normal. E neste final de semana as equipes de Alagoas estarão em campo, vamos conferir horários e arbitragem dos jogos de CRB e ASA pela segunda rodada da famosa e disputadíssima série “B”.



Boa sorte ao CRB e ao ASA!
Leia Mais ►

quarta-feira, 23 de maio de 2012

SÉRIES "C" E "D" ESTÃO SUSPENSAS

As Séries C e D do Campeonato Brasileiro não têm mais data prevista para ver a bolar rolar. Atendendo a um mandado de garantia, com pedido de liminar, do Santo André, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, determinou no fim da tarde desta quarta-feira, dia 23 de maio, liminarmente, a suspensão das competições até que haja uma solução definitiva, em juízo, das ações e medidas judiciais que colocam em risco a disputa. Além do Santo André, Treze/PB, Rio Branco/AC, Brasil de Pelotas/RS e Araguaína/TO brigam por vagas na Terceira Divisão.

Depois que a CBF acatou a liminar da Justiça Comum gaúcha para incluir o Brasil de Pelotas na Série C, o Santo André, que automaticamente perdeu a vaga, briga para não se ver fora da competição nacional. Uma decisão da Justiça paraibana, publicada na última sexta-feira, também determina a inclusão do Treze na competição, no lugar do Rio Branco/AC. Mas a equipe do Acre conta com decisão estadual da Justiça garantindo o seu lugar.

Além da preocupação com o andamento das competições, o presidente do STJD se mostra preocupado com as normas da Fifa. “É óbvio que a soberania de cada País pode editar normas a respeito de matéria desportiva. Mas, sendo essas normas contrárias às da Fifa, a entidade internacional pode, sem ferir a soberania do País, desfiliar o atleta, o clube ou a entidade a ela filiados”, destaca Rubens Approbato em seu despacho desta quarta.
A Fifa proíbe que as federações a ela filiadas tenham litígios em órgãos do Judiciário que não pertencem exclusivamente ao esporte. Assim, este imbróglio judicial pode gerar punições e até o desfiliamento da CBF junto à Fifa.

As Séries C e D nacionais estavam previstas para começaram neste próximo final de semana, com rodadas pelo país afora. Agora, somente após resolvidas essas pendências é que as equipes poderão ir a campo, seja lá quais elas são.

Fonte: Justicadesportiva.com.br
Leia Mais ►

terça-feira, 22 de maio de 2012

AMISTOSO INTERESTADUAL EM ALAGOAS.

José Ricardo Laranjeira

Nesta quarta-feira teremos no estádio Rei Pelé um Amistoso Interestadual envolvendo o CSA contra o Santa Cruz-PE, será a retribuição da equipe pernambucana que recebeu o “Azulão” domingo passado no mundão do Arruda em sua festa de entrega de faixas em menção a conquista do Bicampeonato pernambucano de 2012. Onde o time do Mutange venceu por 1 a 0 lá no Recife.

As velhas práticas na arbitragem alagoana continuam (acordo entre dirigentes e CEAF)e como de costume o CSA nem precisou mandar um oficio para a FAF para ter escalados os árbitros que irão comandar a partida amistosa desta quarta-feira.

Em contra partida teremos uma grande atração em relação à arbitragem. A pedido dos instrutores da CBF (Gilson Dornelles/MG e Sérgio Cristiano/RJ) amanhã terá os agora famosos AAA. Você sabe o que é isso? São os Árbitros Assistentes Adicionais, aqueles mesmo que estamos vendo ao lado das traves no Brasileirão série “A” deste ano, um modelo copiado dos grandes campeonatos europeus.

Confira a escala que comandará o Amistoso:

CSA x SANTA CRUZ
Estádio Rei Pelé- 20h30minh – Quarta-feira - 23/05/2012

Árbitro: José Ricardo Laranjeira
Assistente 1: Wladson Michellangelo
Assistente 2: Thalis Augusto
4º Árbitro: José Reinaldo
AAA : Charles Hebert e Josevaldo Bizarria de Mello
Leia Mais ►

O VERDADEIRO ESPÍRITO DA ARBITRAGEM

Eu estava aqui me lembrando de um caso que aconteceu na arbitragem de Alagoas recentemente e resolvi escrever este post.

Qual o verdadeiro espírito de um árbitro de futebol?

O postulante por si só tem que ser uma pessoa idônea, bem relacionada, sem antecedentes criminais, esta em dia com as suas obrigações financeiras, tem que ser realmente um homem de verdade. Mas não basta só isso, acima de tudo tem que ter o comprometimento com o esporte e tudo que lhe cerca.

Pois bem, foi justamente neste último item que vivenciei o verdadeiro espírito da arbitragem.
A partida do futebol amador era em um desses interiores do Estado de Alagoas, e o segundo assistente desistiu de viajar junto aos demais para a partida.

Foi ai que entrou o meu personagem e todo seu empenho de conseguir um substituto para que o espetáculo do futebol não ficasse prejudicado. O mesmo chegou até mesmo a cogitar que eu, imaginem, euzinho fosse atuar como bandeirinha, pois segundo o próprio árbitro, ele tem o poder de convocar qualquer pessoa de sua confiança para atuar em um jogo, até mesmo um espectador que esteja na arquibancada. A prerrogativa é que pelo menos o postulante a árbitro assistente saiba as regras do jogo.

Já pensou? Ia ter gente se rasgando ao ver este repórter bandeirando uma partida de futebol oficial. rs.

Mas graças a Deus e depois também de várias tentativas de contato com a sua comissão para pedir autorização para tomar uma providência. o seu empenho foi recompensado depois de alguns telefonemas conseguindo um amigo de turma se deslocasse para aquela praça esportiva para lhe ajudar.

Talvez não tenha conseguido passar aqui neste post toda emoção que vivi naquelas duas horas aproximadamente. Mas podes confiar no que eu digo, foi uma experiência impar, porém me deixou uma grande dúvida:

Porque existem tantos árbitros no nosso quadro que não estão inclusos naquelas características citadas no começo da matéria?

Tenho acompanhado de perto a arbitragem alagoana e tenho me deparado com muitas coisas erradas e uma delas principalmente é esta falta de companheirismo e de fazer o bem ao próximo. Encontro um grupo que não se une mais, confuso, e muitas vezes envolvido em intrigas. Reflexo em minha opinião de uma comissão omissa que trata uns diferente dos outros, envolvida em casos polêmicos do nosso futebol e que não respeita hierarquias, sem contar a submissão em relação aos clubes e seus dirigentes. Quem deveria unificar é o primeiro a separar.

O repórter e companheiro de Difusora Carlos Pereira era feliz e não sabia no tempo em que cobria a FAF, pois lá se encontrava com facilidade os árbitros e assistentes todas as tardes para entrevistas. Hoje nem com a chegada da sede do SINDAFAL na casa do futebol, você encontra um árbitro com facilidade. Sem contar que a comissão vive entrando em rota de colisão com seus comandados, faz uns 15 dias mais ou menos que o vice da CEAF discutiu feio com um árbitro experiente do quadro nacional, tudo por causa de fofocas, segundo um site de arbitragem nacional. Um absurdo.

Mais deixemos estas confas de lado e voltemos ao nosso caso, que sem dúvidas alguma é uma prova de que o verdadeiro espírito da arbitragem ainda existe e que nem tudo esta perdido.

Parabéns pela atitude ao árbitro Fabrício Ferreira (esq.)e também ao assistente Carlos Alberto (dir.) pelo comprometimento com a profissão.
Leia Mais ►

segunda-feira, 21 de maio de 2012

AMADOR EM SUA RETA FINAL DE CLASSIFICAÇÃO

SUB-18 - Com representação 2012 - Turno único
Fase de Classificação - Grupo A

Comercial 2 x 2 FF Sports Teotônio Vilela - Viçosa
Coruripe 1 x 2 São Miguel Gerson Amaral - Coruripe
Sport 2 x 2 São Luiz Luizão -Atalaia
CSA 2 x 0 Sete de Setembro Mutange - Maceió

Próxima rodada:

26/05 15:00 Sáb Coruripe x Comercial Gerson Amaral - Coruripe
26/05 15:00 Sáb São Miguel x FF Sports À definir
26/05 15:00 Sáb Sete de Setembro x São Luiz João Batisa - Tabuleiro
26/05 15:00 Sáb CSA x Sport Mutange - Maceió

Fase de Classificação - Grupo B

Dínamo 3 x 2 União Cordeirão - Massagueira
São Domingos 2 x 0 Murici Cordeirão - Massagueira
Vila Nova 0 x 2 CRB Élvio Lins- Flexeiras
Capelense 0 x 4 Corinthians Manoel Moreira - Capela

Próxima rodada

26/05 15:00 Sáb Murici x Corinthians José Gomes - Murici
26/05 15:00 Sáb CRB x União Pajuçara - Maceió
26/05 15:00 Sáb Vila Nova x Dínamo Élvio Lins - Flexeiras
26/05 15:00 Sáb São Domingos x Capelense Cordeirão - Massagueira

Fase de Classificação - Grupo C

Penedense 2 x 1 Igreja Nova Alfredo Leahy - Penedo
ASA 2 x 2 C.S. Internacional Zeca Pacheco - São Sebastião
CSE 6 x 1 CEO Juca Sampaio - Palmeira dos Índios
Jaciobá 2 x 2 Ipanema Elísio Maia - Pão de Açúcar

Próxima rodada

26/05 15:00 Sáb Jaciobá x C.S. Internacional Elísio Maia- Pão de Açúcar
26/05 15:00 Sáb CSE x Igreja Nova Juca Sampaio - Palmeira dos Índios
26/05 15:00 Sáb Ipanema x ASA Arnon de Mello - Santana do Ipanema
26/05 15:00 Sáb CEO x Penedense Edson Matias - O. D'Água das Flores

CLASSIFICAÇÃO
Turno único

Grupo A
1 CSA 14
2 Sport 11
3 Coruripe 10
4 FF Sports 9
5 Sete de Setembro 7
6 São Miguel 7
7 São Luiz 5
8 Comercial 2

Grupo B
1 CRB 15
2 Corinthians 15
3 União 12
4 Dínamo 10
5 Vila Nova 7
6 São Domingos 4
7 Capelense 4
8 Murici 2

Grupo C
1 ASA 16
2 Igreja Nova 12
3 C.S. Internacional 11
4 CSE 9
5 Penedense 6
6 CEO 6
7 Jaciobá 4
8 Ipanema 2

SUB-15 - Com representação 2012 - Turno único
Fase de Classificação - Grupo A

Comercial 2 x 1 FF Sports Teotônio Vilela - Viçosa
CSA 6 x 0 Sete de Setembro Mutange - Maceió

Próxima rodada:

26/05 13:30 Sáb Sete de Setembro x São Luiz João Batista - Maceió
26/05 13:30 Sáb São Miguel x FF Sports À definir

Fase de Classificação - Grupo B

Vila Nova 1 x 1 CRB Élvio Lins- Flexeiras

Próxima rodada:

26/05 13:30 Sáb Vila Nova x Dínamo Élvio Lins - Flexeiras
26/05 13:30 Sáb Murici x Corinthians José Gomes - Murici

Fase de Classificação - Grupo C

Igreja Nova 0 x 0 ASA Ferreirão - Igreja Nova

Próxima rodada:

26/05 13:30 Sáb CSE x Igreja Nova Juca Sampaio - Palmeira dos Índios

CLASSIFICAÇÃO

Grupo A
1 CSA 12
2 Comercial 12
3 Sete de Setembro 6
4 São Luiz 4 
5 FF Sports 1 
6 São Miguel 0

Grupo B
1 Corinthians 9 
2 CRB 5
3 Dínamo 4
4 Vila Nova 2
5 Murici 1 

Grupo C
1 ASA 4
2 Igreja Nova 1 
3 CSE 0

SUB-18 - Sem representação 2012 - Turno único
Grupo único:

Guarany 0 x 2 União Desportiva Cleto Marques - Maceió
ALFA 1 x 2 Bocamatense Euclides Mello - Marechal Deodoro
Lisbonense 1 x 2 AZP Cleto Marques - Maceió
Real Deodorense 2 x 1 Agrimaq Euclides Mello - Marechal Deodoro
Internacional 1 x 1 Zumbi Cleto Marques - Maceió
Santa Cruz 2 x 4 Pajuçara Cleto Marques - Maceió

Próxima rodada:

26/05 08:00 Sáb União Desportiva x Santa Cruz Cleto Marques - Maceió
26/05 09:00 Sáb ALFA x Zumbi Euclides Mello - Marechal Deodoro
26/05 10:00 Sáb Agrimaq x Guarany Cleto Marques - Maceió
26/05 15:00 Sáb Real Deodorense x Lisbonense Euclides Mello - Marechal Deodoro
26/05 15:00 Sáb Internacional x AZP Cleto Marques - Maceió
27/05 09:00 Dom Pajuçara x Bocamatense Cleto Marques - Maceió

CLASSIFICAÇÃO

1 Real Deodorense 21
2 União Desportiva 13 
3 AZP 13
4 Santa Cruz 11
5 Agrimaq 10
6 Bocamatense 9
7 Pajuçara 7 
8 Zumbi 7 
9 Guarany 6 
10 ALFA 6 
11 Internacional 4
12 Lisbonense 0

SUB-15 - Sem representação 2012 - Turno único
Grupo único:

Deodorense 3 x 2 Agrimaq Euclides Mello - Marechal
Lisbonense 1 x 0 AZP Cleto Marques - Maceió
Internacional 1 x 0 Zumbi Cleto Marques - Maceió
Santa Cruz 0 x 0 Pajuçara Cleto Marques - Maceió

Próxima rodada:

26/05 13:30 Sáb Real Deodorense x Lisbonense Euclides Mello - Marechal
26/05 13:30 Sáb Internacional x AZP Cleto Marques - Maceió

CLASSIFICAÇÃO

1 Internacional 12 

2 Lisbonense 7
3 Pajuçara 6 
4 Santa Cruz 6 
5 Zumbi 6 
6 Real Deodorense 5 
7 AZP 2
8 Agrimaq 0
Fotos da partida Jaciobá x Ipanema em Pão de Açúcar.
Leia Mais ►

ÁRBITRO E ASSISTENTES NÃO VÃO BEM EM TESTE FÍSICO DA CBF

O árbitro Flávio Feijó não conseguiu êxito.

O primeiro dia dos testes de avaliação dos árbitros e assistentes do Quadro da CBF, não foi bom para os alagoanos. No teste físico realizado na tarde desta segunda-feira (21) na pista atlética do 59° Bimtz, um árbitro e cinco asistentes, foram reprovados. A avaliação física consiste em testes de velocidade – 6 tiros de 40 metros e 20 de 150 metros, com breves intervalos para descanso.

Árbitros
Entre os ábitros que integram o Quadro Nacional, a baixa ficou por conta de Flávio Feijó de Omena, que não resistiu nos testes de 150 metros. Já Charles Hebert e Josevaldo Bisarria passaram com facilidade. Chicão/Fifa, não realizou o teste porque estava viajando, ele apitou na primeira rodada do campeonato brasileiro da série A. Entre os aspirantes/CBF, dois árbitros passaram e bem no teste físico, Ricardo Laranjeira e José Reinaldo, eles aguardam agora uma vaga no Quadro Nacional.

Assistentes
Dos oito assistentes do Quadro Nacional, alagoas ficou agora com seis, já que Adeilton Hora e Julian Ferino, perderam no teste físico. Foram aprovados; Wladson Michellângelo, Otávio Correia, Rondinelle Tavares, Pedro Jorge e Talles Augusto Monteiro, Carlos Jorge Titara também atuou na primeira rodada do brasileiro da série A, e vai relaizar os testes em outra data. Entre os aspirantes, Esdras Mariano foi aprovado no teste físico e reprovado no teste teórico, enquanto que Lennon Maccartney Farias, fez o papel inverso, perdeu no físico e passou no teórico.

Mulheres
No quesito mulheres Raquel Ferreira Barbosa e Maria de Fátima Mendonça, foram reprovadas para trabalhar nos jogos do masculino, elas estão aptas apenas no feminino.

Na manhã desta terça-feria (22) será realizado teste de campo às 8 horas no estádio Rei Pelé. Os testes estão aplicados pelos Instrutores Gilson Dornelles/MG e Sérgio Cristiano/RJ (foto).
Leia Mais ►